S.J.Nepomuceno : galinha bota ovo contendo uma gema e um pintinho em formação.

Garoto Pietro do Operário FC é aprovado após avaliação, no Atlético Mineiro .
09/15/2018
MP investiga hospital de Guarani. Vereador e técnico do laboratório foi preso.
09/15/2018
Exibir tudo

S.J.Nepomuceno : galinha bota ovo contendo uma gema e um pintinho em formação.

Um ovo com uma gema dentro você está cansado de ver. Com duas é raro.Agora, um ovo contendo uma gema e um pintinho em formação é no mínimo extraordinário. Ainda mais quando a galinha não chocou e sim botou o referido ovo.Pois o sitiante João Dessupoio ( João Du Boi ) , cuja propriedade rural fica localizada em São João Nepomuceno, afirma que uma de suas galinhas botou uma ovo que continha uma gema e um pintinho em formação. Ele conseguiu registrar a imagem juntamente com seu irmão Jair e contou á reportagem do RKF como tudo aconteceu. Segundo ele o fato aconteceu a aproximadamente um mês atrás. A galinha estava com dificuldades e sofrendo para conseguir botar o ovo. Ele observava que ela estava inquieta e tentou colocá-la em um ninho e arrumar maneiras de lubrificar o canal para passagem do ovo quando a ave conseguiu botar.

Duas imagens registradas pelo dono da ave.

Ao pegar o ovo, ele notou que o formato do mesmo estava fora do normal e havia algo mais que uma gema no seu interior. Como o ovo já estava um pouco rachado, ele abriu com as mãos o mesmo e para sua surpresa visualizou uma gema e o que ele acreditava ser um pintinho em formação. Mais surpreso ainda ele ficou, pois a galinha não estava choca.

Em tese, ovos com duas gemas poderiam gerar dois pintinhos, mas o que se vê na prática é que nenhum dos dois sobrevive. Isso acontece porque a câmara de ar dentro do ovo – essencial para completar o ciclo pulmonar dos pintinhos – é pequena demais para os dois. “Como nessa câmara só há espaço para a cabeça de um deles, em 99% dos casos os dois acabam morrendo”, afirma o zootecnista Edvaldo Garcia, da Unesp. A tal câmara de ar é um espaço entre a membrana que reveste internamente a casca do ovo e outra membrana que envolve o pintinho. Na fase final do seu desenvolvimento, o filhote usa o bico para furar a película que o protege e passa a respirar o oxigênio existente na câmara. A dupla gestação é resultado de uma irregularidade do ciclo hormonal das galinhas. O órgão reprodutor das aves tem formato parecido com um funil. A gema, onde está o óvulo, solta-se do ovário e cai no “funil”, onde encontra a clara. Quando a irregularidade hormonal ocorre, duas gemas são liberadas pelo ovário.

Portanto ta aí uma situação inusitada para análise e comentários de todos.

REPORTAGEM KADU FONTANA  com informações técnicas da Revista Super Interessante.

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!