A redação do RKF recebeu algumas imagens de servidores públicos da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno trabalhando no cemitério desta cidade, fora das normas de segurança, ou seja sem a utilização de EPIs.- Equipamentos de Proteção Individual. Alguns estavam usando sandálias de tiras, outros tênis ou sapatos comuns, sem luvas, capacetes, óculos ou máscaras de segurança.
Doze bezerros são furtados de propriedade rural em Rio Novo nesta madrugada.
07/26/2018BR-267 em Argirita sofreu interdição parcial para retirada de carga de caminhão que tombou.
07/26/2018S.J.Nepomuceno: servidores são flagrados trabalhando no cemitério fora das normas de segurança.
A reportagem procurou o administrador do cemitério, Sr. Paulo Antônio da Silva, (Paulo do Ouro ) e mostrou o material recebido ao mesmo. Este afirmou á reportagem que os equipamentos de proteção individual existem, porém não estão em bom estado de conservação, sendo que os próprios funcionários ( 04 no total ) se recusam a utilizá-los. Segundo ainda o administrador, um novo processo licitatório já foi realizado e os novos equipamentos estão sendo aguardados e deverão ser entregues a qualquer momento pela empresa vencedora.
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Previdência Social, criado pela fusão dos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, a função de sepultador, ou coveiro, tem como atividade auxiliar nos serviços funerários. Aos profissionais cabem construir, preparar, limpar, abrir e fechar sepulturas. São os coveiros que realizam sepultamento, exumam e cremam cadáveres, transladam corpos e despojos.
Em suas atividades estão incluídas ainda a conservação de cemitérios, máquinas e ferramentas de trabalho. Antes, precisam de atenção e responsabilidade por parte dos empregadores, em geral os gestores municipais.
A utilização dos EPIs é obrigatória para a prevenção de doenças ocupacionais, que expõem os trabalhadores aos riscos e é regulamentada pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Os ambientes de cemitérios são semelhantes aos aterros sanitários, uma vez que em ambos os lugares são enterrados materiais orgânicos e inorgânicos. Os corpos enterrados podem carregar bactérias que colocam em risco a saúde humana e o meio ambiente. Afinal, após a morte, o corpo entra em decomposição e libera substâncias tóxicas.
Para terminar lembramos que ao empregado é obrigatório o uso de E.P.I. sendo de responsabilidade do empregador a cobrança da utilização dos mesmos.
REPORTAGEM KADU FONTANA com informações do Portal Saúde Ocupacional.