S.J.Nepomuceno : Secretaria de Saúde monitora óbito registrado por meningite.

PM apreende quase mil papelotes de cocaína em casa abandonada de Muriaé .
07/16/2018
Ônibus colide contra poste e deixa bairro sem energia em São João Nepomuceno.
07/16/2018
Exibir tudo

S.J.Nepomuceno : Secretaria de Saúde monitora óbito registrado por meningite.

A reportagem do RKF esteve na tarde desta segunda-feira 16 de julho,na Secretária de Saúde de São João Nepomuceno, localizada no prédio da Policlínica Micro-Regional no centro da cidade. Em conversa com o Secretário Municipal de Saúde,Isaías Sporch de Freitas e a diretora da policlínica Giovana Ferraz , estes confirmaram o óbito de uma mulher de 60 anos de idade ocorrido na última sexta-feira 13/07 no Hospital João Penido em Juiz de Fora. A paciente, moradora em São João Nepomuceno, deu entrada no PAM – Pronto Atendimento Médico de São João Nepomuceno na terça-feira 10/07, apresentando quadro febril, rigidez do pescoço, dor de ouvido e vômitos. De acordo com a diretora Giovana, que auxiliou o médico na realização do procedimento da punção lombar na paciente e imediatamente após, esta foi levada para uma sala de isolamento, permanecendo ali uma distância mínima de 20 metros dos demais internos.

De acordo com o secretário, todos os esforços humanos e logísticos foram disponibilizados, incluindo a medicação de profilaxia que foi buscada na Farmácia Municipal á noite para que fosse ministrada aos familiares ou pessoas que haviam tido contato recente com a paciente e demais funcionários do PAM  para que pudessem evitar possível contágio. A paciente participou no sábado anterior, 07/07, de um encontro de moto-clubes realizado na cidade de Miraí MG, mas as informações de quando os sintomas se manifestaram ainda são  controversas, pois uma familiar teria informado que ela já não sentia-se bem antes da viagem , ainda em São João Nepomuceno.

Remoção e óbito:  De acordo com o secretário, como o quadro de saúde da paciente se agravara , apesar de todos os esforços para conseguir-se a transferência da mesma para um hospital de Juiz de Fora, a vaga para o Hospital João Penido só foi conseguida por meios judiciais através ação da família, ou seja de modo particular. Na quinta-feira 12/07 á noite a paciente foi levada para o Hospital João Penido , mas não resistiu e faleceu na sexta-feira 13/07 á noite .

Exame comprova meningite e sangue também foi colhido : Segundo o secretário, o material colhido na punção lombar, foi enviado como de praxe para a GRS- Gerência Regional de Saúde em Juiz de Fora e o resultado foi positivo para meningite. O sangue da paciente também foi colhido e o material enviado para a G.R.S. que nos próximos dias irá divulgar o resultado que confirmará o tipo de meningite contraída e a necessidade ou não de vacinação da população de São João Nepomuceno.

Meningite é uma inflamação aguda das membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinhal, denominadas coletivamente por meninges. Os sintomas mais comuns são febre súbita e elevada, dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço. Entre outros possíveis sintomas estão confusão mental ou alteração do estado de consciência, vômitos e intolerância à luz ou a barulho. As crianças mais novas geralmente manifestam apenas sintomas inespecíficos, como irritabilidade, sonolência ou recusa em comer. A meningite causada por bactérias meningocócicas apresenta manchas características na pele.

A inflamação das meninges é geralmente causada por uma infeção por vírus, bactérias ou outros micro-organismos. Ainda que de forma pouco comum, pode também ser causada por alguns medicamentos. A meningite pode provocar a morte devido à proximidade da inflamação com o cérebro e medula espinal, o que faz com que a condição seja classificada como emergência médica. Um diagnóstico de meningite pode ser confirmado ou excluído com uma punção lombar. Este procedimento consiste na inserção de uma agulha no canal medular para recolher uma amostra do líquido cefalorraquidiano que envolve o cérebro e medula espinal, a qual é posteriormente analisada em laboratório.

Algumas formas de meningite podem ser prevenidas mediante vacinação com a vacina meningocócica, vacina contra a papeira, vacina antipneumocócica e vacina Hib. Pode também ser útil administrar antibióticos em pessoas com exposição significativa a determinados tipos de meningite. O tratamento inicial da meningite aguda é a administração imediata de antibióticos e, em alguns casos, de antivirais. Podem também ser administrados corticosteroides para prevenir complicações resultantes de uma inflamação excessiva. A meningite pode causar complicações graves a longo prazo, incluindo perda auditiva, epilepsia, hidrocefalia ou défice cognitivo, sobretudo quando não é tratada rapidamente.Quando não é tratada, a meningite bacteriana é quase sempre fatal. Pelo contrário, a meningite viral tende a resolver-se espontaneamente e raramente é fatal.

REPORTAGEM KADU FONTANA

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!