PRAZO PARA TRANSEXUAIS REGISTRAREM NOME SOCIAL NO TÍTULO DE ELEITOR COMEÇA NESTA TERÇA.

RIO NOVO : UM PRESO E OUTRO APREENDIDO SUSPEITOS DE FAZER DISPAROS DE REVÓLVER NA RUA.
abril 2, 2018
COLISÃO ENTRE DUAS CARRETAS DEIXA MOTORISTA FERIDO EM LEOPOLDINA MG.
abril 3, 2018
Exibir tudo

PRAZO PARA TRANSEXUAIS REGISTRAREM NOME SOCIAL NO TÍTULO DE ELEITOR COMEÇA NESTA TERÇA.

Eleitores transgêneros e travestis poderão usar o nome social no título de eleitor. A resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o tema foi aprovada pelo tribunal em 22 de março e foi publicada nesta segunda-feira,02 de abril.A mudança no registro será feita por meio de autodeclaração de 3 de abril a 9 de maio em qualquer cartório ou posto de atendimento da zona eleitoral do candidato.

Esse é o mesmo prazo para candidatos trans alterarem o nome social e o gênero, conforme decidido pelo TSE em 1º de março. No mesmo julgamento, o tribunal também entendeu que será considerado o gênero e não o sexto biológico para a cota prevista na Lei das Eleições. A norma destina no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas para cada sexo.

A mudança do nome social será válida também para menores de 18 anos e o eleitor poderá voltar atrás na alteração do nome social. Mudanças após 9 de maio, contudo, só serão válidas para o próximo pleito.

identidade de gênero será atualizada apenas no Cadastro Eleitoral, não sendo impressa no documento. No título, por sua vez, só constará o nome social.

O novo modelo de título de eleitoral será impresso com um recurso de segurança QR Code, bem como um código de validação da autenticidade do documento.

Texto : Marcella Fernandes

FONTE : Huffpost

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!