RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM SÃO JOÃO JÁ ATENDEU QUASE 1.500 ELEITORES.

JOVEM AFIRMA TER SIDO ESFAQUEADO NO BAIRRO TRÊS MARIAS EM S.J.NEPOMUCENO.
outubro 2, 2017
QUAL DELES É O ANIMAL? MOTORISTA DIRIGE COM PÔNEI NO BANCO DE TRÁS E É PRESO PELA PM.
outubro 4, 2017
Exibir tudo

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM SÃO JOÃO JÁ ATENDEU QUASE 1.500 ELEITORES.

O recadastramento biométrico, regulamentado pela Resolução-TSE nº 23.335, está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país.Por meio do mapa ou do link de cada estado, o eleitor pode se informar sobre a situação/previsão do processo de recadastramento na sua cidade.Biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade.

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.

SÃO JOÃO NEPOMUCENO : Nossa reportagem esteve no Cartório da 258º Zona Eleitoral Eleitoral de São João Nepomuceno, á Rua capitão Braz nr. 107 onde fomos cordialmente recebidos pelo chefe do mesmo, Sr. Alberto de Castro Evangelista que que nos repassou os seguintes dados estatísticos e informativos:

  1. Obrigatoriedade : Todo eleitor, mesmo aquele cujo voto hoje é facultativo, está obrigado a se recadastrar.O atendimento ao eleitores iniciou-se no dia 07 de agosto e não tem prazo estipulado para terminar .Já foram recadastradas mais  de 1.500 pessoas desde o início dos trabalhos numa média de quasse 800 pessoas por mês e entre 40 e 50 pessoas por dia .
  2. Como agendar-se : O processo está sendo realizado por agendamento, toda segunda-feira no horar´rio entre meio-dia e 18:00 horas . O atendimento é feito de terça á sexta-feira, sendo que na segunda também há atendimento, desde que a pessoas agendada naquele dia tenha disponibilidade para aguardar a sua vez , só lembrando que o fechamento do cartório se dá ás 18:00 horas de segunda a sexta-feira. Salienta o chefe do cartório que o agendamento pode ser realizado também pelo telefone (32)3261-2630.
  3. Tempo de atendimento : Segundo o Sr. Alberto, o tempo médio de atendimento a cada pessoa tem variado de quinze a vinte minutos no máximo.
  4. Documentação necessária: Documentos originais : Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho,  Carteira de Identidade, CPF, Titulo de Eleitor e um comprovante de residência NO NOME DO ELEITOR.
  5. Eleitores acamados ou com dificuldade de locomoção : Infelizmente não está previsto nem o cartório dispõe no momento de material humano suficiente e logística para deslocamento e atendimento in loco, mas aguarda instruções futuras do TSE para tal procedimento.
  6. Novo Título de Eleitor : Após  a finalização do seu recadastramento , o eleitor recebe um novo título de eleitor e o antigo é inutilizado na sua frente e ao contrário do que muitos pensam , o documento não contém foto . A foto tirada no cartório é meramente para arquivo e reconhecimento no ato da votação . 
  7. Impedimento : Quem não realizar o recadastramento, ficará impedido de votar nas próximas eleições municipais. O jornalista e proprietário do Portal RKF , Kadu Fontana devidamente agendado , documentou seu próprio cadastramento biométrico.

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido !!