
Criminosos armados invadem sítio em Palma MG e roubam R$ 100 mil de cofre
01/10/2026
Ministro anuncia 1º lote de renovações automáticas de CNH para bons motoristas
01/10/2026Uma jaguatirica de 11,5 kg foi capturada pelo Corpo de Bombeiros dentro de uma residência no bairro Cardoso de Melo em Muriaé por volta das 10h00 da manhã deste sábado 10 de janeiro.
A corporação foi acionada juntamente com o centro de controle de zoonose para capturar o felino. O animal é um macho, recebeu uma sedação leve e foi encaminhado ao Centro de Zoonose de Muriaé aos cuidados de um veterinário.

O CETAS Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA de Juiz de Fora foi acionado para direcionar o animal a um local específico. A jaguatirica se encontra bem e tinha apenas alguns espinhos de ouriço que foram retirados. O animal tem como hábito invadir galinheiros e não é tão incomum ser avistado dentro de casas em zonas rurais.

continua após a publicidade
A jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis), também conhecida como ocelote, é uma espécie de mamífero carnívoro pertencente à família dos felídeos, sendo um dos dez representantes do gênero Leopardus. São reconhecidas dez subespécies, com o gato-maracajá (L. wiedii) sendo a espécie mais próxima da jaguatirica. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Habita todos os tipos de ambiente ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude.
Fonte: Silvan Alves

