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11/04/2025A concessionária Elovias S.A. assume na madrugada desta terça-feira (04/11) a operação da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro . A empresa ficará à frente do trecho pelos próximos 30 anos, sucedendo a Concer, que atuava desde 1996.
Uma das primeiras mudanças é o aumento valor do pedágio para carros de passeio, que passará de R$ 14,50 para R$ 21. O reajuste de 45% foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme deliberação publicada no Diário Oficial da União.
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Já motocicletas, motonetas e triciclos não pagarão pedágio, assim como ambulâncias, veículos oficiais da União, estados e municípios, além de carros do corpo diplomático.
O reajuste, segundo a nova concessionária, “é justificado pelos vultosos investimentos que serão realizados para modernizar a rodovia”. Confira os valores que serão cobrados para os outros veículos:
Tabela de Tarifas
| Tipo de veículo | Número de eixos | Rodagem | Pedágio 1 | Pedágio 2 | Pedágio 2 |
| Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | R$ 21 | R$ 21 | R$ 21 |
| Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator, furgão | 2 | Dupla | R$ 42 | R$ 42 | R$ 42 |
| Automóvel e caminhonete com semirreboque | 3 | Simples | R$ 31,50 | R$ 31,50 | R$ 31,50 |
| Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus | 3 | Dupla | R$ 63 | R$ 63 | R$ 63 |
| Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | R$ 42 | R$ 42 | R$ 42 |
| Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 4 | Dupla | R$ 84 | R$ 84 | R$ 84 |
| Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 5 | Dupla | R$ 105 | R$ 105 | R$ 105 |
| Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 6 | Dupla | R$ 126 | R$ 126 | R$ 126 |
| Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 7 | Dupla | R$ 147 | R$ 147 | R$ 147 |
| Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 8 | Dupla | R$ 168 | R$ 168 | R$ 168 |
| Motociclestas, motonetas, triciclos e bicicletas moto | – | – | – | – | – |
| Ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático | – | – | – | – | – |
Praça de pedágio em Simão Pereira será transferida
Atualmente, a cobrança ocorre em três praças: Simão Pereira (MG), Areal (RJ) e Xerém (RJ). Mas o novo contrato determina que a praça localizada em Simão Pereira seja transferida para o município de Comendador Levy Gasparian (RJ), no km 3,150 da BR-040.
A previsão é de que a mudança aconteça até 2026.
Enquanto a mudança não acontece, a praça mineira continuará operando normalmente. A concessionária poderá ser multada caso não cumpra o prazo, exceto se houver fatores externos que impeçam a obra.
Investimentos e obras
A Elovias, que venceu o leilão em abril deste ano e assinou o contrato em outubro, deverá fazer investimentos de quase R$ 9 bilhões em melhorias e ampliação da via. Dentre as principais intervenções previstas no edital estão:
- Conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis, parada desde 2016
- Duplicação de trechos entre Juiz de Fora e Duque de Caxias
- Construção de um túnel de mais de 4 km, já parcialmente escavado
- Obras de segurança, sinalização e atendimento aos usuários
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Plano de 100 dias da Elovias
Segundo a Elovias, com o início da operação plena, a concessionária, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), darão início ao “plano de 100 dias”, que prevê intervenções emergenciais e melhorias de curto prazo para aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego.
As primeiras medidas vão se concentrar na recuperação funcional do pavimento, na revitalização da sinalização e em serviços de conservação, segundo a concessionária, formada pelo Consórcio Nova Estrada Real, que reúne a brasileira Construcap e as espanholas Ohla e Copasa.
“A empresa tem o compromisso de promover o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária com foco na segurança, inovação e sustentabilidade, contribuindo para o progresso econômico e social das regiões conectadas pela rodovia”, informou a Elovias.
Concer deixa trecho após 29 anos
Já a Concer, que era responsável pela rodovia desde 1996, deixará o trecho às 23h59 desta segunda (3). Em nota, informou que, nesses quase 30 anos, investiu cerca de R$ 7,5 bilhões, equivalendo a 200% de investimentos além das obrigações do contrato original de concessão, firmado em 1995.
“Ao longo desse período, executou obras de modernização que abrangeram a ampliação da BR-040 em Duque de Caxias e a duplicação do último trecho de pista simples em MG, totalizando 76 quilômetros de pistas e faixas adicionais. Também construiu 28 passarelas (quase o triplo previsto em contrato), 14 pontes e viadutos e fez o maior conjunto de obras de contenção da história da Rio-Juiz de Fora, somando 230 encostas, a maioria concentrada na serra de Petrópolis”.
FONTE: G1 Zona da Mata

