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Elovias assume concessão da BR-040 entre JF e RJ e pedágio aumenta 45%

A concessionária Elovias S.A. assume na madrugada desta terça-feira (04/11) a operação da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro . A empresa ficará à frente do trecho pelos próximos 30 anos, sucedendo a Concer, que atuava desde 1996.

Uma das primeiras mudanças é o aumento valor do pedágio para carros de passeio, que passará de R$ 14,50 para R$ 21. O reajuste de 45% foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme deliberação publicada no Diário Oficial da União.

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Já motocicletas, motonetas e triciclos não pagarão pedágio, assim como ambulâncias, veículos oficiais da União, estados e municípios, além de carros do corpo diplomático.

O reajuste, segundo a nova concessionária, “é justificado pelos vultosos investimentos que serão realizados para modernizar a rodovia”. Confira os valores que serão cobrados para os outros veículos:

Tabela de Tarifas

Tipo de veículo Número de eixos Rodagem Pedágio 1 Pedágio 2 Pedágio 2
Automóvel, caminhonete e furgão 2 Simples R$ 21 R$ 21 R$ 21
Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator, furgão 2 Dupla R$ 42 R$ 42 R$ 42
Automóvel e caminhonete com semirreboque 3 Simples R$ 31,50 R$ 31,50 R$ 31,50
Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus 3 Dupla R$ 63 R$ 63 R$ 63
Automóvel e caminhonete com reboque 4 Simples R$ 42 R$ 42 R$ 42
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 4 Dupla R$ 84 R$ 84 R$ 84
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 5 Dupla R$ 105 R$ 105 R$ 105
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 6 Dupla R$ 126 R$ 126 R$ 126
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 7 Dupla R$ 147 R$ 147 R$ 147
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque 8 Dupla R$ 168 R$ 168 R$ 168
Motociclestas, motonetas, triciclos e bicicletas moto
Ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático
Segundo a concessionária, motoristas que utilizarem o sistema de pagamento eletrônico (TAG) terão 5% de desconto fixo, enquanto usuários frequentes contarão com descontos progressivos. Assim, o valor da tarifa diminui a cada nova passagem dentro do mesmo mês, podendo chegar a uma redução de até 46%, dependendo da praça e da frequência de uso.

Praça de pedágio em Simão Pereira será transferida

 

Atualmente, a cobrança ocorre em três praças: Simão Pereira (MG), Areal (RJ) e Xerém (RJ). Mas o novo contrato determina que a praça localizada em Simão Pereira seja transferida para o município de Comendador Levy Gasparian (RJ), no km 3,150 da BR-040.

A previsão é de que a mudança aconteça até 2026.

Enquanto a mudança não acontece, a praça mineira continuará operando normalmente. A concessionária poderá ser multada caso não cumpra o prazo, exceto se houver fatores externos que impeçam a obra.

Investimentos e obras

 

A Elovias, que venceu o leilão em abril deste ano e assinou o contrato em outubro, deverá fazer investimentos de quase R$ 9 bilhões em melhorias e ampliação da via. Dentre as principais intervenções previstas no edital estão:

  • Conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis, parada desde 2016
  • Duplicação de trechos entre Juiz de Fora e Duque de Caxias
  • Construção de um túnel de mais de 4 km, já parcialmente escavado
  • Obras de segurança, sinalização e atendimento aos usuários

 

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Plano de 100 dias da Elovias

 

Segundo a Elovias, com o início da operação plena, a concessionária, em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), darão início ao “plano de 100 dias”, que prevê intervenções emergenciais e melhorias de curto prazo para aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego.

As primeiras medidas vão se concentrar na recuperação funcional do pavimento, na revitalização da sinalização e em serviços de conservação, segundo a concessionária, formada pelo Consórcio Nova Estrada Real, que reúne a brasileira Construcap e as espanholas Ohla e Copasa.

“A empresa tem o compromisso de promover o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária com foco na segurança, inovação e sustentabilidade, contribuindo para o progresso econômico e social das regiões conectadas pela rodovia”, informou a Elovias.

Concer deixa trecho após 29 anos

 

Já a Concer, que era responsável pela rodovia desde 1996, deixará o trecho às 23h59 desta segunda (3). Em nota, informou que, nesses quase 30 anos, investiu cerca de R$ 7,5 bilhões, equivalendo a 200% de investimentos além das obrigações do contrato original de concessão, firmado em 1995.

“Ao longo desse período, executou obras de modernização que abrangeram a ampliação da BR-040 em Duque de Caxias e a duplicação do último trecho de pista simples em MG, totalizando 76 quilômetros de pistas e faixas adicionais. Também construiu 28 passarelas (quase o triplo previsto em contrato), 14 pontes e viadutos e fez o maior conjunto de obras de contenção da história da Rio-Juiz de Fora, somando 230 encostas, a maioria concentrada na serra de Petrópolis”.

FONTE: G1 Zona da Mata

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

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