
Dois homens são presos pela PM em Guarará por furto e receptação de ferramentas.
09/13/2025
Resultados e imagens da 5ª Corrida Rústica de Rochedo de Minas 2025.
09/14/2025Aconteceu com grande sucesso neste sábado 13 de setembro, no SHOPPING PÁTIO DA FÁBRICA em São João Nepomuceno, o 11 ° Encontro de Radioamadores e Faixa do Cidadão (PX) . O evento teve início ás a partir das 8h da manhã e se estendeu até a tarde.
Houve exposição de equipamentos de radioamadorismo, feirinha e a presença de radioamadoristas simpatizantes de várias cidades que praticam esse hobby.
O Radioamadorismo é a prática de manter uma estação de rádio habilitada e licenciada com a finalidade de estabelecer contato com outras pessoas com equipamento similar, realizando comunicados, conversas informais ou técnicas, bem como prestar auxílio as autoridades nas situações de risco e calamidades públicas, levando as comunicações aos mais longínquos locais como por exemplo ilhas, desertos e matas fechadas.
continua após a publicidade
A Faixa do Cidadão, também conhecida como Rádio PX, surgiu nas décadas de 1940 e 1950 para comunicação de curta distância e se popularizou entre caminhoneiros e empresas. No Brasil, seu uso foi regulamentado em 1970, permitindo o uso para fins profissionais e familiares através de equipamentos simples na faixa de 27 MHz.

A modalidade serve para comunicação ponto a ponto, sem intermediários, sendo útil para emergências, embora muitas vezes substituída por tecnologias modernas.
-
Anos 40/50:O Rádio PX começou a ser utilizado, especialmente nos Estados Unidos, para comunicação entre caminhoneiros, serviços de táxi e outros grupos que precisavam de uma forma rápida de comunicação de curta distância.
-
Evolução:A tecnologia foi se aprimorando, tornando os rádios mais compactos e com melhor qualidade de sinal.
-
Início:
Grupos de radioamadores e entusiastas já operavam nas frequências de 27 MHz no Brasil, usando equipamentos próprios.
-
Regulamentação:
Em 18 de fevereiro de 1970, a legislação brasileira reconheceu e regulamentou o uso da Faixa do Cidadão com a publicação da Portaria 33.
-
Uso e Objetivos:
Inicialmente, foi estabelecido o uso para fins profissionais e familiares. O objetivo principal é atender situações de emergência, como desastres e acidentes, onde a comunicação é essencial.
- Comunicação Ponto a Ponto:A comunicação é realizada diretamente entre as estações, sem depender de uma infraestrutura de redes de telefonia ou internet.
- Simplicidade:Os equipamentos são conhecidos por serem simples e de fácil instalação, tornando o acesso à comunicação mais prático.

A Faixa do Cidadão, ou Serviço Rádio do Cidadão (PX), é um serviço de comunicação de curto alcance (com potencial de longo alcance) que utiliza a faixa de radiofrequência entre 26,960 MHz e 27,860 MHz. Diferente do radioamadorismo, o PX não exige exames e é para pessoas físicas, órgãos ou entidades que precisam de comunicação para assuntos de interesse geral, emergências ou para transmitir sinais de telecomando. O uso é gratuito, exigindo apenas um cadastro no Sistema Mosaico da Anatel.
-
Anatel:
Para o radioamador o uso da faixa exige o exame para obter o indicativo de rádio amador, já para o PX é necessário apenas o cadastro no Sistema Mosaico da Anatel.
-
Radioamador e PX:
A principal diferença está na legislação, nas frequências e nos exames para a obtenção da licença de operação, conforme a Lei Geral de Outorgas.
Portal RKF

