Nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Polícia Militar de Minas Gerais, em ação conjunta com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou a 1ª fase da Operação SCAR na cidade de Ubá/MG e região. A operação mobilizou diversas unidades especializadas, incluindo a Agência Regional de Inteligência da 4ª RPM, GAECO de Visconde do Rio Branco, e a Agência de Área do 21º BPM, com apoio do GER, sob comando do Ten Cel. Piramo, e dos Táticos Móveis de Juiz de Fora e Ubá, além de viaturas operacionais da Polícia Militar.
A operação tem como objetivo enfrentar o tráfico de drogas e a escalada de homicídios na região, motivada por conflitos entre facções criminosas que disputam o controle de pontos estratégicos de comércio de entorpecentes. Ubá e municípios próximos sofreram com o aumento da violência ao longo de 2024, incluindo homicídios e trocas de tiros, colocando em risco a segurança da população local.
Durante a operação, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão em locais estratégicos. Também estão sendo apreendidos veículos pertencentes aos investigados, além do sequestro de um imóvel utilizado para o tráfico de drogas.
Continua após a publicidade
A ação visa desmantelar a logística criminosa e prejudicar a atuação das organizações na região e em outras localidades.
As investigações apontam que alguns dos principais líderes da facção monitorada estão operando a partir do Rio de Janeiro, enquanto outros membros atuam diretamente na mediação das operações em Ubá, garantindo a continuidade do tráfico local.
Portal RKF com 21 BPM