Uma nova licitação para conservação e recuperação do trecho da BR-267 entre Juiz de Fora e Leopoldina está em andamento. O edital do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) marca o pregão para às 14h do próximo dia 22 de março, no portal de compras públicas. A contratação de empresa especializada para execução dos serviços necessários de manutenção rodoviária é relacionada ao segmento que vai do km 7,6 ao km 115,1, sob jurisdição do Dnit de Juiz de Fora, no âmbito do Plano Anual de Trabalho e Orçamento (Pato). A estrada sofre constantemente com buracos e depressões no asfalto, sobretudo até Bicas, o que contribui para a ocorrência de acidentes.
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O critério de julgamento da licitação será menor preço, e a estimativa de custos para a conservação durante dois anos é em torno de R$ 73.549.436,60.
A justificativa do edital é que esse trecho da rodovia atualmente encontra-se atendido por contrato de conservação com término previsto para 1º de junho deste ano. “Atualmente, o segmento não possui boas condições de trafegabilidade, principalmente no segmento de Bicas a Juiz de Fora, onde o revestimento betuminoso apresenta elevado grau de desgaste e término da vida útil, permitindo a constante ocorrência de buracos na pista de rolamento, e, sem a execução contínua de serviços de manutenção, existe a possibilidade de deterioração do corpo estradal e da perda da qualidade de rolamento da pista e da segurança dos usuários”, destaca o documento.
Ainda conforme o Dnit, a conservação rodoviária é considerada o conjunto de operações destinadas a preservar as características técnicas e operacionais da rodovia, de acordo com sua concepção original, realizando trabalhos necessários para que a mesma se mantenha em boas condições de serviço. “O tipo de conservação pode ser corretiva, periódica, preventiva, rotineira, ou a associação delas. Para alcançar boas condições de trafegabilidade da rodovia, os serviços de manutenção não devem ser interrompidos”, enfatiza.
A data limite para esclarecimentos sobre o pregão é 19 de março. “O inventário da rodovia é capaz de fornecer as quantidades existentes de alguns elementos que serão alvo de limpeza, desobstrução, recuperação, caiação e etc. Os estudos e históricos de chuvas das estações pluviométricas mais próximas forneceram o nível de esforço necessário para os serviços de roçada da vegetação. Os preços utilizados para a precificação dos serviços são aqueles disponibilizados pelo Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro) mais recente, que neste caso, a data base é de outubro de 2023”, especifica o edital.
Com extensão total de 1.923 quilômetros, a BR-267 é uma rodovia transversal, que corta os estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A estrada começa no município de Leopoldina, no entroncamento com a Rodovia BR-116, passa por Juiz de Fora e prossegue até a fronteira do Brasil com o Paraguai, na cidade de Porto Murtinho (MS).
Conforme o Dnit, a nova contratação de empresa para conservação e recuperação do trecho da BR-267 entre Juiz de Fora e Leopoldina visa a garantir as boas condições de trafegabilidade, segurança e conforto aos usuários. “O segmento entre o km 97,1 e o km 111,5 receberá apenas aplicação do revestimento e, posteriormente, será transferido para a responsabilidade da Prefeitura de Juiz de Fora, não fazendo parte, portanto, da conservação rotineira”, detalha o edital, sobre o trecho que corta a cidade.
As informações são da Tribuna de Minas