Vídeos publicados nas redes sociais nesta semana, por Lana Aparecida Ramos, moradora do Bairro Gilson Lamha ( Saracura ) em Bicas, viralizaram e chamaram a atenção da SOPA- Sociedade Protetora dos Animais e da prefeitura daquela cidade.
Nos vídeos Lana mostra um cão morto por envenenamento e cita outras situações nas quais ela acredita que mais de 15 cães e gatos morreram em pelo menos dois meses envenenados ou por violência nas ruas do bairro.
O Portal RKF conversou com Lana que contou que tempos atrás acolheu um cachorro de rua, vítima de violência a pauladas. Ele tem o costume de deixar do lado de fora, em frente a sua casa, água e ração para os animais que passam pelo local, sem donos identificados. Lana conta também que há um mês atrás, o seu gato foi morto por envenenamento.
Gato da Lana morto por envenenamento
Nesta segunda-feira, o cão também foi localizado sem vida no seu quintal, local onde ela abriga também outros bichinhos.
Continua após a publicidade
O Portal RKF procurou a SOPA, e conversou com Lílian Gonzalez Monteiro Silva Mattos- presidente e Fabrícia Magalhães Mendonça, vice-presidente da entidade filantrópica, que com muito sacrifício e apoio de colaboradores voluntários, realizam um serviço de proteção animal bastante significativo na cidade. Ela disse que a SOPA está ciente dos fatos e já inclusive buscou o apoio da prefeitura municipal de Bicas para repudiar essa crime e que medidas sejam tomadas para localização do autor dos envenenamentos.
A SOPA SE MANIFESTA
A SOPA (Sociedade Protetora dos Animais de Bicas) não pode deixar de registrar sua indignação perante ao ato covarde e criminoso de envenenamento de animais no Bairro Gilson Lahma, conhecido como Saracura. Foi com profunda tristeza que assistimos aos vídeos que recebemos nesta segunda.
Nós, protetores, ainda somos poucos diante da grande demanda. Essa realidade do muito a se fazer com recursos escassos e pequeno número de voluntários é situação comum em muitos lugares do nosso país.
O Bairro Gilson Lahma é ponto de abandono e acaba sendo cenário de problemas recorrentes. O município tem investido bastante em castração e muitos animais da região já foram castrados. A SOPA, sempre que procurada, faz o possível para ajudar no tratamento dos cães que vivem por lá, mas sabemos bem que ainda estamos longe de uma situação ideal.
O Departamento de Proteção Animal da Prefeitura está tomando as providências cabíveis e mais ações de conscientização serão realizadas. Precisamos da ajuda dos moradores da região para que possamos chegar aos autores para que os mesmos sejam responsabilizados perante às leis vigentes. Caso alguém tenha alguma informação favor procurar a Prefeitura ou a Polícia Militar. Não fiquem omissos diante desses crimes. Juntos podemos mais!
PREFEITURA SE MANIFESTA EM REDES SOCIAIS
A prefeitura se mobilizou com os serviços de um carro de som, que circulou pelo bairro nesta segunda-feira, alertando os responsáveis pelos atos deploráveis e informando das possíveis medidas cabíveis e punições. E divulgou também em redes sociais
Reportagem Portal RKF