Um lobo-guará foi avistado morto ás margens da rodovia MG-133 entre as cidades de Tabuleiro e Rio Pomba MG próximos de um laticínio. As fotos foram enviadas por um leitor á redação do Portal RKF.
Natan Alves trabalha como entregador e viajava na última quinta-feira 05/10 de motocicleta para a cidade de Juiz de Fora quando o animal caído lhe chamou a atenção.
Continua após a publicidade
Segundo ele, as cenas de animais silvestres tentando atravessar a rodovia são cada vez mais constantes. Ainda segundo Natan, pelo estado do animal, provavelmente ele já estava morto ali há pelo menos um ou dois dias.
Recentemente o Portal RKF publicou o flagrante de um lobo-guará atravessando a MG-353 entre Guarani e Piraúba.
O lobo-guará, também conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará e aguaraçu, é o maior canídeo da América do Sul. Esse mamífero destaca-se por seus membros longos e finos e pela coloração dos seus pelos, que são laranja-avermelhados em grande parte do seu corpo.
O lobo-guará apresenta hábito de vida solitário, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva e durante o cuidado parental. Apresenta grande importância ecológica, sendo um importante dispersor de sementes. Importante símbolo do Cerrado, essa espécie hoje sofre com a destruição de seu habitat.
Fotos: Natan Alves
Reportagem Kadu Fontana