A Prefeitura de Itamarati de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, criou uma área de compostagem de resíduos vegetais, nas proximidades do local onde é feito o transbordo do lixo urbano. A iniciativa vai beneficiar o meio ambiente e, também, o produtor rural local, conforme destacou o prefeito, Hamilton de Moura Filho.
O município produz grande volume de material orgânico oriundo de limpezas particulares de quintais, extrações e podas de árvores realizadas pela Prefeitura. Esse material será levado para esta nova área – denominada – pátio de compostagem, revela o Secretário de Agricultura, Luciano de Moura, que aparece na foto acima com o prefeito.
Continua após a publicidade
– A Administração percebeu nesta realidade uma oportunidade importante para dar destinação adequada a estes materiais orgânicos, explicou Luciano. Dessa forma, completa, vamos contribuir com o homem do campo na produção e fornecimento desse composto orgânico para enriquecer o solo.
Conforme explicou, após ser recolhido, o material será descarregado no pátio de compostagem, passado pelo triturador de galhos e em seguida combinado com outros resíduos orgânicos, ricos em carbono e nitrogênio como capins e esterco de origem animal. “O resultado desse processo é um composto orgânico rico em nutrientes que será utilizado para enriquecimento do solo pelos produtores rurais do município, inclusive os que atuam na chamada Agricultura Familiar”, finalizou Luciano.
Fonte: Site do Marcelo Lopes