Um caminhão-tanque que transportava 45 mil litro de etanol, explodiu na área urbana rodovia MG-133, em Rio Pomba, conhecida como Rosa Mística, por volta das 18h30 desta quarta-feira 11 de janeiro
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi totalmente extinto e não foram encontradas vítimas até o momento. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, PMAMb, PMRv – Polícia Militar Rodoviária, Secretaria de Meio Ambiente de Rio Pomba, COMPDEC Rio Pomba, Defesa Civil e Perícia Técnica da Polícia Civil atenderam a ocorrência.
Segundo o condutor da carreta, ela teria apresentado problema mecânico em um dos eixos, que acabou por perfurar o tanque. O cavalinho foi desacoplado no momento em que o motorista percebeu o vazamento. Segundo a Polícia Militar (PM), havia suspeita de que algumas pessoas tentaram saquear a carga.
Continua após a publicidade
Segundo informações do próprio motorista do caminhão, um dos eixos traseiros travou interrompendo o deslocamento do veículo. O motorista ao descer da cabine identificou que o eixo do tanque havia quebrado e rompido o reservatório, provocando um grande vazamento do combustível na via. Nesse momento, ele alertou as pessoas ao redor sobre o risco de incêndio e fez os procedimentos para liberar o cavalinho.
Ainda de acordo com o motorista, o incêndio iniciou após um veículo passar sobre o combustível que escoava pela via. De acordo com a testemunha não havia ninguém perto do tanque quando iniciou o incêndio ou durante a explosão. Grande parte do combustivel vazou.
Não foi possível apurar a quantidade residual de etanol no tanque. Os procedimentos de prevenção contra explosão no tanque estão sendo adotados pela equipe dos Bombeiros que permanece no local.
Foi realizada a varredura no perímetro da ocorrências e nas residências próximas não sendo ate o momento identificadas vítimas feridas ou fatais. Houve danos em algumas residências que serão repassadas para a COMPDEC para avaliação e danos na rede elétrica. A concessionária de energia esteve no local antes da chegada das equipe e desenergizou o setor.
Fotos; CBMMG e redes sociais
Reportagem: Kadu Fontana com informações do Corpo de Bombeiros