Rafael Matos de 53 anos de idade, corredor de São João Nepomuceno continua colecionando ótimos resultados. Desta vez num mesmo final de semana, ele conquistou a 3ª colocação na faixa etária 50 a 54 anos na tradicional Corrida da Fogueira, disputada no último sábado 19/11 á noite em Juiz de Fora . Rafael também conquistou a 50ª colocação no geral dentre 2.200 inscritos e mais de 850 atletas masculinos .
E não deu tempo nem de dormir direito. Já no domingo dia 20/11 Rafael voltou a correr em Piraúba , sempre pela equipe Nativos. Em Piraúba ele conquistou a 15ª colocação no geral e a 1ª na sua faixa etária.
Na tradicional Corrida da Fogueira, os atletas percorreram 7km de corrida e 3,5 km de caminhada para todas as categorias, em um total de 2.200 inscritos. A largada foi na Praça do Bairro Bom Pastor, às 19h, mas antes da corrida principal aconteceu também a “Fogueirinha”, que teve a largada às 16h, no mesmo local, para as crianças.
continua após a publicidade
Na categoria Geral Masculino, Francisco Veríssimo Perrout de Lima ficou em primeiro lugar; pelo Geral Feminino, Amanda Aparecida de Oliveira foi a mais rápida; no Paradesporto Geral Masculino, Samuel Januário Mendes ficou em 1º e no Paradesporto Feminino, Michele Correia Franco foi a vencedora.
A Corrida da Fogueira figura entre as provas mais tradicionais do país. Tudo começou em uma festa junina, caracterizada pela alegria em torno da fogueira, na década de 40. Um entusiasta do esporte, Vicente Ferreira dos Santos, teve a ideia de promover uma corrida de rua, reunindo alguns amigos, a fim de divulgar a festa junina no Bairro Mariano Procópio. Foi assim que, em 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da “1ª Corrida da Fogueira”, com percurso, assim como agora, de sete quilômetros. O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, com o tempo de 23m58s. Após a premiação, ele teve a honra de acender a fogueira da festa, e isso se perpetuou por várias décadas.
Fotos; Rafael Matos e redes sociais
Reportagem Kadu Fontana com informações da Rádio Itatiaia