Nesta quinta-feira 15 de setembro A Polícia Militar de Meio Ambiente atendendo a denúncia anônima diretamente ao Comando do 3 Grupamento de Meio Ambiente de Mar de Espanha, versando sobre abate clandestinos de bovinos, se deslocou até o Bairro Alto dos Pinheiros em São João Nepomuceno, para apurar a comercialização de carne imprópria para consumo. De acordo com tenente Júlio César de Almeida, comandante do Pelotão de Meio Ambiente da Polícia Militar, assim que a equipe chegou ao local, se deparou com o indivíduo alvo da denúncia chegando em sua residência.
O tenente ainda contou ao Portal RKF que no interior do veículo do indivíduo havia, uma caixa plástica contendo carne. Questionado a finalidade daquela carne , o homem teria dito que seria para consumo próprio, de parentes e amigos e também para doação.
continua após a publicidade
Ele disse também que teria comprados alguns bois na cidade de Pequeri MG e que a carne seria proveniente deste gado. Em seguida o IMA – Instituto Mineiro De Agropecuária de Bicas foi acionado e compareceu também no local.
A Defesa Civil de São João Nepomuceno e a Fiscalização da Prefeitura de São João Nepomuceno também foram acionados. Ainda de acordo com a PMMAmb, nos fundos da residência do homem , foi localizado um tambor de cor azul que continha carne com mau cheiroo e um varal onde varia carne seca dependurada.
Foram apreendidas aproximadamente 250 kg de carne imprópria para consumo que foram inutilizadas com creolina e entregues á fiscalização municipal para descarte em local apropriado. Pela Polícia Ambiental foi lavrado um auto de R$ 5.962,87 por produto potencialmente poluidor sem licença ambiental. O IMA também lavrou um auto de infração de valor que o site não teve acesso.
De acordo com o tenente, o indivíduo assinou um TCO- Termo Circunstanciado de Ocorrência, se comprometendo a comparecer em Juízo futuramente e foi liberado.
Fotos: Fiscalização e Defesa Civil de São João Nepomuceno
Reportagem Kadu Fontana com informação da PMMAmb.