Por volta de 14 horas desta sexta-feira 21 de janeiro, um grupo de servidores públicos municipais do setor de Educação se dirigiu até á Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno para pedir explicações sobre o adiamento pela terceira vez consecutiva do recebimento dos valores referentes ao rateio do Fundeb- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Eles foram recebidos no no primeiro piso da prefeitura, logo depois da porta de entrada, pelo prefeito Ernandes José da Silva e o procurador do Município Dr. Michel Alves de Souza.
De acordo com as profissionais, que tiveram também o apoio do SISEP – o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais presente, havia sido avisado aos profissionais da Educação pela prefeitura, que neste dia 21 de janeiro, o valor seria creditado nas respectivas contas, porém isto novamente não aconteceu. Segundo as profissionais, incialmente havia sido anunciada a data de 30 de dezembro, porém, no dia 27 de dezembro foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União de 28/12, a Lei 14.276, que altera prazos de regulamentação da Emenda Constitucional nº 108 (FUNDEB), entre outras questões, a exemplo da que prevê o rateio, entre os profissionais da educação, das sobras da subvinculação mínima de 70% do Fundo da Educação Básica.
continua após a publicidade
O Executivo justificou que teve que reformular os cálculos pois o rateio abrangeria agora todos os profissionais da educação, não somente os professores e os servidores então não receberam dia 30 de dezembro. Uma nova data foi estipulada pelo Executivo: 14 de janeiro. De acordo com o secretário de administração Leonardo Sampaio, no dia 12 de janeiro , alterações que modificavam a fórmula do cálculo foram divulgadas , mas foi mantida a data para o recebimento do rateio pelos servidores.
No dia 14 de janeiro, o valor não foi percebido novamente nas contas dos servidores. A prefeitura justificou que houve um erro no programa da empresa que presta serviços á área administrativa, notadamente no setor de Pessoal que não gerou de forma correta a folha de pagamento destinada ao crédito dos valores.
A prefeitura então estipulou uma nova data ou seja esta sexta-feira 21 de janeiro. Segundo algumas profissionais presentes , desde a manhã elas vinham monitorando as contas e perceberam que mais uma vez não receberiam o valor aguardado há quase um mês.
continua após a publicidade
Segundo ainda as mesmas, foi criado um grupo de whatsapp onde foram adicionados os comtemplados com os créditos do referido Abono FUNDEB. Como não conseguiram resposta da prefeitura sobre a falta do recebimento, estas decidiram formar um grupo de representantes que iria buscar informações in loco sobre a real situação. A decisão segundo elas foi comunicada neste grupo de whatasapp por volta das 13h30. Quando as servidoras chegaram na prefeitura ás 14 horas, a prefeitura , havia iniciado uma transmissão ao vivo ás 13h50 com a presença do secretário de Fazenda Roberto Isaías e do secretário de Fazenda Leonardo Sampaio esclarecendo a situação.
https://www.facebook.com/prefeiturasjnepomuceno/videos/239201495064475/?__cft__[0]=AZX5mPflV3iWF5GPFIcokduOd-MJhJOynkjmvdhwtimoMQ8Wqkh7p2i-9cuhskWyG9RcIUbDSaikzfkfxFYzNt1_zT7IWMZHzp27N4eM0BwNho9Fzoy8OrVMx8Rjmk5gZ9xKN_ex3UyKi8zJ8F-Q_42u5uemA6RV2hc7ENtEb4l-ig&__tn__=%2CO-R
O Portal RKF ( único órgão de imprensa presente á reunião ) , ouviu do secretário Leonardo Sampaio que o crédito do abono não foi realizado na data de hoje, pelo mesmo motivo anterior, ou seja: nova falha no programa da empresa que presta serviços á prefeitura.
O prefeito Ernandes disse que o valor será pago mas não quis estabelecer nova data para não criar mais uma vez expectativa, pois depende do sistema ser estabelecido para poder efetuar o crédito. Porém ele disse que existe sim uma data prevista mas desta vez , diante dos adiamentos, prefere aguardar a divulgação. Porém pela fala do gestor, se tudo funcionar perfeitamente , terça-feira os valores deverão ser creditados.
Por fim os reclamantes disseram que todos estão ansiosos, com expectativa do dinheiro, pois alguns já se comprometeram financeiramente. E disseram ainda que mais que o dinheiro, esperavam um feedback do Executivo aos telefonemas e questionamentos. Muitos acreditam que a live só foi transmitida após a informação de que eles estavam indo á prefeitura.
O Portal RKF apurou que os servidores irão aguardar até semana que vem e vão dar mais uma vez um voto de confiança para que toda esta situação seja solucionada. O prefeito disse que esperava já ter creditados os valores, mas foi surpreendido pelos erros no processamento e que está tomando as providências junto a esta empresa para que isto não mais ocorra.
Reportagem Kadu Fontana