Morreu neste feriado de 15 de novembro de 2021, aos 109 anos de idade, no Hospital São João, a senhora Maria José Pereira Nogueira a DONA ou VÓ LICA da Rua Renê Ladeira do Bairro Centenário em São João Nepomuceno como era carinhosamente chamada. O Portal RKF através do jornalista Kadu Fontana em 2020, entrevistou a senhora, querida por todos e que escreveu uma linda história de vida. Dona Lica era com certeza uma das mulheres mais idosas de Minas Gerais. Lúcida , ela morava com um dos filhos, netos e noras. Dona Lica contava que apesar ter sido registrada nesta cidade, nasceu na verdade em Belo Horizonte em 30 de abril de 1912 e foi batizada na Igreja de São José na capital mineira .
continua após a publicidade
Ela disse que veio ainda bebê para a cidade de Rochedo de Minas ( 12 km de São João Nepomuceno ) onde foi criada pelos avós . Lá mesmo em Rochedo de Minas ela contraiu matrimônio com o Sr. João José Nogueira o saudoso ” João Neném” falecido em 1989. Sr. João era um ano mais velho que Dona Lica. Dona Lica teve 11 filhos : Maria( já falecida) Conceição, Auxiliadora , João , Antônio, Tereza, Zezé ( padre José que está no Sul do Brasil ), Leandro ( já falecido), Roque, Paulo e ainda criou seu neto Sebastião ( filho de Maria que faleceu após a mesma dar á luz ). Sebastião é o neto mais velho com 72 anos de idade.
O mais novo é João Vítor com 18. Além dos filhos naturais, Dona Lica adotou mais alguns . Dona Lica viveu com seu esposo a maior parte da vida em São João Nepomuceno na localidade conhecida como Zú Barbosa. Ela lembrou na ocasião da reportagem, dos amigos como Sr. Pedro “Ganda” , e pessoas de seu convívio na Chácara dos Palmares ( Sá Zita) e comerciantes como Cabo Neto e Tim ( pai e avô do jornalista Kadu Fontana). Além dos filhos, Dona lica tem aproximadamente 60 netos , 40 bisnetos e 15 tataranetos e 03 pentanetos. Dona Lica passou pela 1ª e 2ª Guerra Mundial, pela gripe espanhola , assistiu a virada do século e do milênio e mais uma vez prova sua fé em Deus diante do coronavírus que não a atingiu.
O JORNALISTA SE DESPEDIU DE VÓ LICA EM SUAS REDES SOCIAIS . ABAIXO TRANSCREVEMOS NA ÍNTEGRA:
Adeus Dona Lica. É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento da Dona Maria José Pereira Nogueira a DONA LICA do Bairro Centenário em São João Nepomuceno. E centenária também foi sua trajetória de luta, fibra, uma guerreira que aos 109 anos vai descansar nos braços do Pai. Deus me deu o privilégio de conhecê-la na minha infância adolescência . E Deus me concedeu a honra de revê-la antes dela descansar em 2020. Nada na vida é por acaso. Tenho certeza de que ela tocou no meu coração com sua bondade, simpatia, força e me comoveu quando ela lembrou de meus falecidos pais. Meus sentimentos a todos seus filhos, sua querida família e todas as pessoas que com certeza tiveram o privilégio de desfrutar de seu convívio aqui nesta terra. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária de São João Nepomuceno. E o seu sepultamento será nesta terça-feira 16/11 às 10:00 saindo da capela mortuária para Cemitério Local de São João Nepomuceno.
RELEMBRE AQUI A REPORTAGEM SOBRE A VÓ LICA , ENTÃO COM 108 ANOS EM 2020.
Reportagem : Kadu Fontana