Um lobo-guará foi localizado morto numa valeta da rodovia MG 126 entre os municípios de São João Nepomuceno e Rochedo de Minas na manhã deste sábado 03/07. A reportagem do Portal RKF registrou o fato. O animal estava com uma das patas quebradas.
De acordo com relatos de motoristas que passaram pelo local, o animal possivelmente foi atropelado na tarde do dia anterior. O fato despertou a atenção de muitos que passavam pelo local. No final da tarde a informação que chegou á redação do Portal RKF é de que o animal estava sendo retirado do local que já estava rodeado de urubus.
O lobo-guará (nome científico: Chrysocyon brachyurus) é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon. Provavelmente, a espécie vivente mais próxima é o cachorro-vinagre (Speothos venaticus). Ocorre em savanas e áreas abertas no centro do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, sendo um animal típico do Cerrado.
continua após a publicidade
É o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha. Suas pernas longas e finas e a densa pelagem avermelhada lhe conferem uma aparência inconfundível. O lobo-guará é adaptado aos ambientes abertos das savanas sul-americanas, sendo um animal crepuscular e onívoro, com importante papel na dispersão de sementes de frutos do cerrado, principalmente a lobeira (Solanum lycocarpum) de cor preta pesando entre 340 e 430 g.
Fotos exclusivas Portal RKF
Reportagem Kadu Fontana