Na tarde deste sábado 19 de junho um morador de Rio Novo MG, acionou a Polícia Militar informando que uma seriema encontrava-se próximo ao centro comercial da cidade e aparentava estar ferida. O morador havia conseguido colocar a seriema em um saco e aguardou a chegada dos policiais.
continua após a publicidade
Quando o cabo Augusto e o cabo Rocha chegaram ao local, constataram que a ave realmente estava com uma das patas quebrada. O animal foi levado para o quartel da PM de Rio Novo e será encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres ( CRAS) em Juiz de Fora, até ser reabilitado e devolvido ao seu habitat natural.
Cabo Augusto com a ave
A seriema é uma ave típica do Cerrado brasileiro, podendo chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 kg. Símbolo do Parque Estadual do Juquery, tem no canto a sua principal característica. O canto da Seriema é o mais conhecido do Cerrado, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. No campo, ouvir o canto da Seriema é chuva na certa.
A seriema (Cariama cristata) possui cauda longa, plumagem cinza-amarelada, com riscos finos escuros, um pouco mais claras na região do abdômen, bicos e pernas vermelhas. Os machos têm por característica um tom mais escuro de cinza, enquanto as fêmeas são um pouco mais amareladas. A crista é formada por um tufo de penas, com cerca de 10 cm, além de ser uma das poucas aves com pestanas. É conhecida também como seriema-de-pé-vermelho.
O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores.
Fotos: Portal RKF
Reportagem Kadu Fontana