A Prefeitura voltou atrás e Juiz de Fora permanecerá na Onda Amarela do programa “Minas Consciente”. Um dia após anunciar que o município entraria na etapa mais restritiva do plano estadual a partir da próxima segunda-feira (7), o Comitê e Enfrentamento ao Coronavírus voltou a se encontrar em reunião na noite desta sexta-feira (4). O grupo também definiu algumas medidas que devem ser adotadas a partir de segunda.
continua após a publicidade
Nesta semana, Juiz de Fora registrou recorde de hospitalizações, além de passar dos dos dez mil casos positivos da Covid-19 nesta sexta. Nas últimas 24h, 257 novos casos foram registrados e mais três óbitos confirmados conforme o Boletim Municipal (saiba mais abaixo).
Prefeitura explicou que a decisão foi reavaliada e medidas mais restritivas serão adotadas ainda dentro da Onda Amarela. O texto diz ainda que considera a declaração da Secretaria de Estado da Saúde sobre possibilidade de rever as ondas do programa “Minas Consciente” e criar uma onda intermediária entre as amarela e vermelha.
O encontro desta sexta foi motivado também pelo compromisso assumido pelas entidades de classe – Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas – de adotarem, em conjunto com a iniciativa privada, uma campanha educativa em massa até o dia 23 de dezembro visando conscientizar a população sobre a gravidade do cenário epidemiológico enfrentado pelo município, bem como das medidas preventivas necessárias a serem observadas por todos.
pós a decisão de revogar a regressão de Juiz de Fora à Onda Vermelha, o Comitê definiu medidas que deverão ser adotadas no município. O grupo avaliará os indicadores do programa estadual que serão divulgados na próxima semana.
Veja abaixo as medidas definidas pelo Comitê:
As demais restrições e regramentos contidos no decreto municipal e nas últimas resoluções continuam valendo.
A Prefeitura informou ainda que a fiscalização no comércio será intensificada nos próximos dias, por meio de uma força-tarefa envolvendo os fiscais de postura, guardas municipais, agentes de trânsito, em parceria com os órgãos de segurança pública.
Conforme o Executivo, as ações têm o objetivo de verificar se os protocolos sanitários estão sendo cumpridos pelo setor produtivo da cidade. Sanções mais severas para os estabelecimentos comerciais que não estiverem cumprindo as medidas sanitárias estão sendo estudadas pelo departamento Jurídico da Prefeitura de Juiz de Fora.
Fonte : G1 Zona da Mata