A Polícia Militar de Muriaé anunciou na manhã desta sexta-feira (23), que a partir do início de novembro adotará uma série de medidas de fiscalização e combate à utilização de motocicletas com escapamento em desacordo com a legislação de trânsito.
continua após a publicidade
Segundo o Comandante da 76ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Reinaldo, a corporação tem recebido diversas reclamações da população de Muriaé sobre a utilização indiscriminada de motocicletas com descarga livre ou com componente que altera o silenciador do motor de explosão, mais conhecido como “torbal”.
De acordo com o Oficial tal prática tem afetador sobremaneira a tranquilidade da população tendo em vista a emissão exacerbada de barulho, influenciando diretamente no sossego e tranquilidade em razão da poluição sonora.
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê em seu art. 230, inciso XI como infração gravíssima, passível de aplicação de multa e remoção do veículo a condução de veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.”
Segundo a Polícia Militar o principal alvo de reclamações são entregadores que não somente tem se utilizado do citado “torbal” ou circulado com a descarga livre, mas também têm cometido uma série de infrações de trânsito tais como o emprego de velocidade acima do permitido na via, ultrapassagens pela direita, avanço do sinal vermelho do semáforo, inobservância da preferência dos pedestres sobre a faixa dentre outras.
Ainda segundo o Comandante da Companhia, tal anúncio de forma antecipada está sendo realizado para que aqueles indivíduos que dependem do seu veículo para a realização de suas atividades profissionais, como no caso dos entregadores, realizem a adequação ao tempo e modo devido e não sofram prejuízos financeiros tendo em vista eventual remoção do veículo.
Fonte : Silvan Alves