O Portal RKF foi procurado por familiares do homem de 68 anos que faleceu em Bicas no último domingo 16/08 no Hospital São José . O homem é o citado no vídeo do Boletim da Covid-19 do dia 19/08 pela secretária de Saúde Verônica Bordonal como sendo a primeira vítima fatal do novo coronavírus naquela cidade., o qual reproduzimos abaixo.
Nesta quinta-feira 20/08 , familiares da vítima , relataram que como o descrito no vídeo acima, o senhor passou mal na madrugada de domingo 16/08 por volta de 05 horas e se dirigiu ao hospital conduzindo seu veículo juntamente com sua esposa sentindo muita falta de ar. De acordo com um parente, o senhor foi tabagista mas há muitos anos havia deixado o vício e era hipertenso. Ele apresentava tosse de acordo com o familiar com único sintoma percebido .
continua após a publicidade
Ainda de acordo com os familiares, por volta de meio-dia e quarenta minutos ele faleceu ali mesmo no referido hospital. No atestado de óbito o qual o Portal RKF teve acesso, constava como causa da morte insuficiência respiratória aguda, pneumonia e hipertensão arterial aguda .
Ainda de acordo com os relatos do familiar , o velório foi realizado com o caixão aberto até ás 17 horas do domingo. Logo após este horário, a capela mortuária foi fechada e os parentes e amigos retornaram pela manhã onde ás 09 horas da segunda-feira 17/08 sepultaram o ente querido. Haviam cerca de 60 ou 70 pessoas durante o velório e sepultamento.
Após o sepultamento , na quarta-feira 19/08 os familiares foram avisados de que havia sido feita uma coleta para teste de covid e que o resultado havia dado positivo para o falecido. De acordo com o familiar 05 pessoas da família que estiveram no velório já realizaram o teste para covid-19 sendo que 04 testaram positivo ( duas moram em Bicas e duas em Juiz de Fora) e outra testou negativo.
Os familiares reclamam do fato de não terem sido alertados e por não constar no atestado de óbito suspeita para covid-19.
POSIÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BICAS
A secretária de Saúde de Bicas Verônica Bordonal atendeu a nossa reportagem via telefone na tarde desta sexta-feira 21/08. Ela teceu algumas considerações dando sua versão dos fatos .
De acordo coma secretária, o óbito ocorreu domingo no Hospital São José , uma entidade filantrópica que tem sua própria gestão. A Secretaria de Saúde funciona de segunda a sexta-feira e ela só foi informada na segunda-feira do ocorrido. Ela disse que pelo que lhe foi repassado tudo indica que foi um caso atípico: o paciente deu entrada com todos os sintomas de um infarto agudo do miocárdio, lúcido e sem febre, porém de uma forma rara evoluiu muito rapidamente chegando ao óbito.
Ainda de acordo com a secretária , todos os profissionais de Saúde do município estão orientados a seguirem as diretrizes da OMS para atendimento a casos suspeitos. Disse que uma enfermeira do hospital apesar do quado clínico citado, sugeriu a coleta do material para exame, apesar de tudo configurar que não se registrasse como um caso positivo. De acordo com a secretária , o patrão do falecido foi quem pagou os exames , mesmo não constando na certidão de óbito o caso como suspeito.
Após o resultado do exame a secretária se pronunciou via rede social sobre o fato. Confirma ainda a mesma que 01 profissional que teve contato direto com o paciente realizou um teste rápido que resultou como positivo para o covid-19. Ele está isolado e outros 04 aguardam resultados . Outros funcionários que tiveram contato com o falecido no hospital e estão assintomáticos realizarão testes na próxima segunda-feira 24/08 seguindo todo o protocolo da OMS.
Sobre o velório ter sido realizado com o caixão aberto com a presença de dezenas de pessoas , ela não pode responder pois só teve ciência do fato na segunda-feira lembrando que o homem morreu no domingo no Hospital São José. A secretária disse que a recomendação da OMS e SMS de Bicas para óbito de pessoas positivas para covid-19 é de caixão fechado e sem velório e desde a pandemia qualquer tipo de óbito o velório dura apenas 04 horas com a presença máxima de 09 familiares .
Portal RKF procurou o Hospital São José de Bicas
O Portal RKF entrou em contato com a secretaria do Hospital São José e foi direcionado para seu departamento jurídico que informou que iria aguardar a manifestação da família do falecido para prestar os esclarecimentos cabíveis ao fato, o que até então não havia acontecido.
Reportagem Kadu Fontana