A reportagem do Portal RKF esteve no loteamento Caminho Real em São João Nepomuceno onde conversou com a PMMAmb – Polícia Militar de Meio Ambiente de Mar de Espanha que compareceram ao local com o Sgt Alex Paulo e Cb Fulco. Nos últimos 04 dias, a Defesa Civil da cidade tem recebido diversas denúncias de aparecimento de uma onça parda com dois ou três filhotes pela região.
continua após a publicidade
O fato foi publicado na última sexta-feira pelo Portal RKF . No início da tarde desta terça-feira 02 de junho, a Defesa Civil do município com Marco Antônio ” Major” Barbosa e Luciano Vital, mais representantes do escritório do IEF – Instituto Estadual de Florestas da cidade estiveram na propriedade onde o felino deixou rastros pela primeira vez.
No terreiro da casa é fácil notar as pegadas do animal. De acordo com os moradores os rastros foram feitos á noite. Eles possuem um ganso , criado nos fundos da casa, porém nem este ou outro animal do região foi atacado , que eles tenham conhecimento.
Marco Antônio Major relatou ao Portal RKF de ter recebido um telefonema de um outro morador que teria avistado dois animais no final da manhã de hoje , mas o fato não foi constatado in loco.
Há também um áudio circulando em redes sociais dando conta de que o animal teria sido flagrado por câmeras de monitoramento de um comércio no Bairro Bela Vista , fato porém também não comprovado até então.
A redação do portal RKF recebeu na noite de domingo um telefonema na noite do último domingo 31/05 de um sitiante da comunidade de Machados , dando conta de que a onça e dois filhotes haviam sido avistados dias atrás naquela região. De acordo com a Polícia Ambiental , o animal tem hábitos noturnos e pode andar uma distância de cerca de 25 a 30 km por noite .
De concreto mesmo são as pegadas dos animais que foram registradas . A Polícia Ambiental após acionamento pela Defesa Civil, registrará o fato, comunicando á 4ª Companhia de Meio Ambiente de Juiz de Fora , ao IEF e ao IBAMA.
O Sgt Alex Paulo antecipou á reportagem do Portal RKF que orientará á prefeitura municipal para fixação de placas alertando sobre a presença do animal, visto que se trata de um trecho frequentemente utilizado para caminhadas pela população.
Aos moradores da residência e imediações, as orientações são para que este deixem as luzes acesas durante a noite e madrugada e façam barulhos tipo como soltar bombinhas no mesmo período pelo menos umas duas vezes para afugentar os felinos.
Qualquer novo vestígio do animal deve ser comunicado imediatamente á Defesa Civil de São João Nepomuceno.
Reportagem Kadu Fontana
1 Comment
Quero ficar por dentro