A reportagem do Portal RKF falou na tarde desta quarta-feira 15/04 com o prefeito de Bicas Honório de Oliveira. Em pauta um acordo firmado entre a ASSCOM- Associação Comercial e Empresarial de Bicas e o Comitê formado para deliberar sobre assuntos do COVID -19 , permitiu que o comércio local reabrisse com algumas restrições.
O prefeito explicou que em reunião realizada no dia 08 de abril, ficou decidido que os comércios de Bicas poderiam funcionar a partir de sábado (11/04/2020) das 10h às 14h e de segunda a sexta-feira de 12h as 17h.
continua após a publicidade
Os comerciantes assumiram o compromisso de cumprir as regras de medidas protetivas abaixo discriminadas :
-limitar o n° de clientes dentro do estabelecimento;
-uso de máscara;
-disponibilização de álcool gel 70% para os clientes;
-higienização de balcões, canetas e demais objetos de contato.
De acordo com o prefeito Honório a ASSCOM redigiu um documento onde reivindicava a abertura do comércio e garantia o cumprimento das medidas protetivas. O Comitê da COVID-19 na cidade ( formado segundo o prefeito por membros da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil de Bicas , representantes da prefeitura, da ASSCOM e de técnicos da Saúde) então aceitou as condições que foram levadas para apreciação do Ministério Público.
Somente após este trâmite e parecer favorável do Ministério Público, as ações foram colocadas em prática ou seja em 11/04.
Honório disse que foi a favor das medidas, pois além do baixo número de suspeitos de coronavírus na cidade , ele acredita que os pequenos comércios não oferecem tantos riscos de maiores aglomerações. Ele acredita que com a limitação de público e da adoção das prevenções, o risco neste locais é menor de que nos comércios de grande porte como mercados e outros estabelecimentos maiores.
Reportagem Kadu Fontana