São João Nepomuceno registrou 09 casos de picada de escorpiões na última semana compreendida dos dias 17 a 23/09. Alertados por algumas dessas vítimas , a reportagem RKF procurou nesta tarde de segunda-feira (24/09) o Secretário Municipal de Saúde Isaías Sporch de Freitas e o Coordenador do Centro de Zoonoses Amado Roberto da Silva que confirmaram os casos.Na semana passada, o Pronto Atendimento Médico registrou 9 notificações de acidentes com escorpiões. Desses 9 acidentes, 8 foram na zona rural de São João Nepomuceno e Descoberto e 01 na zona urbana de Descoberto, afirmou Amado Roberto. O Centro de Zoonoses trabalha com orientação sobre como evitar tais acidentes, uma vez que o Ministério da Saúde não recomenda aplicação de produtos químicos.
O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro oeste e Nordeste do Brasil ; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da especie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento.
De acordo com o Secretário Isaías, os pacientes após o atendimento e diagnóstico no PAM, são medicados contra a dor e aguardam por cerca de 12 horas no local repouso e somente são liberados se nenhuma reação adversa for constatada. Algumas destas 09 vítimas receberam o soro antiescorpiônico . A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou reservas do soro á Gerência Regional de Saúde em Juiz de Fora e monitora com muita atenção estes casos.
O Centro de Zoonoses estará distribuindo nos próximos dias , alguns folhetos á população com indicações de como se prevenir contra os aracnídeos. O RKF publica aqui em primeira mão:
Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos.
REPORTAGEM KADU FONTANA