P.A.M. de S.J.Nepomuceno registrou 09 casos de pessoas picadas por escorpião na última semana.

Goleada do Beira Rio e partida interrompida são destaques da 3ª rodada do Regional da L.A.U.
09/24/2018
Operário promoverá churrascão com carne liberada em comemoração ao seu centenário.
09/25/2018
Exibir tudo

P.A.M. de S.J.Nepomuceno registrou 09 casos de pessoas picadas por escorpião na última semana.

São João Nepomuceno registrou 09 casos de picada de escorpiões na última semana compreendida dos dias 17 a 23/09. Alertados por algumas dessas vítimas , a reportagem RKF  procurou nesta tarde de segunda-feira  (24/09) o Secretário Municipal de Saúde Isaías Sporch de Freitas e o Coordenador do Centro de Zoonoses  Amado Roberto da Silva  que confirmaram os casos.Na semana passada, o Pronto Atendimento Médico registrou 9 notificações de acidentes com escorpiões. Desses 9 acidentes, 8 foram na zona rural de São João Nepomuceno e Descoberto e 01 na zona urbana de Descoberto, afirmou Amado Roberto. O Centro de Zoonoses trabalha com orientação sobre como evitar tais acidentes, uma vez que o Ministério da Saúde não recomenda aplicação de produtos químicos.

Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro oeste e Nordeste do Brasil ; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da especie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento.

De acordo com o Secretário Isaías, os pacientes após o atendimento e diagnóstico no PAM, são medicados contra a dor e aguardam por cerca de 12 horas no local repouso e somente são liberados se nenhuma reação adversa for constatada. Algumas destas 09  vítimas receberam o soro antiescorpiônico . A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou reservas do soro á Gerência Regional de Saúde em Juiz de Fora e monitora com muita atenção estes casos.

O Centro de Zoonoses estará distribuindo nos próximos dias , alguns folhetos á população com indicações de como se prevenir contra os aracnídeos. O RKF  publica aqui em primeira mão:

Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos.

REPORTAGEM KADU FONTANA

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!