A qualquer momento, faça chuva ou sol, é possível encontrá-los nas proximidades do Aeroporto, equipados com suas câmeras, ansiosos pela oportunidade de capturar imagens das aeronaves no céu. Estes entusiastas são conhecidos como spotters e possuem em comum a paixão pela fotografia de aviação.
Com a primeira edição do Spotter Day, nesta sexta-feira (29), o Aeroporto da Zona da Mata proporcionou uma experiência diferenciada a 25 spotters, que puderam fotografar ao lado da pista, bem perto das aeronaves. O acesso ao pátio seguiu todas as normas de Segurança Operacional, credenciamento e inspeção, além do acompanhamento integral das equipes do Aeroporto.
Gilberto Reis é um dos participantes e relata já ter nascido com paixão por aviões. “Minha história com a aviação começou desde que nasci, está no meu sangue. Sou spotter do Aeroporto há alguns anos e estar neste evento está sendo uma experiência incrível. Só tenho a agradecer pela oportunidade de fotografar perto das aeronaves, que é nosso objetivo maior”, conta.
Gilberto Reis relata já ter nascido com paixão pela aviação Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Aeroporto da Zona da Mata
Continua após a publicidade
Vítor Furtado relata que sua relação com a aviação começou desde cedo, com a profissão do pai. “Curiosamente, estou em formação para piloto e tenho relação com a aviação desde criança. Meu pai operou a meteorologia do Aeroporto de Juiz de Fora e tenho primos que também pilotam. Apesar do vínculo, é a primeira vez que participo de um Spotter Day e a experiência está sendo incrível”, destaca.
Vítor Furtado está se formando como piloto e participou de um Spotter Day pela primeira vez
Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Aeroporto da Zona da Mata
O evento contou com a participação das aeronaves ATR-72 da Azul Linhas Aéreas, do Boeing 737-700 da GOL, do Airbus A320 da LATAM, além de outros equipamentos executivos que utilizaram o Aeroporto no decorrer do evento.
Participantes do 1º Spotter Day do Aeroporto da Zona da Mata
Marcelo Bisordi, Diretor de Aeroportos da Socicam, acredita na importância da integração do Aeroporto com a comunidade. “Temos imensa satisfação de ver o êxito do projeto dos Spotter Days nos aeroportos sob nossa gestão. Na Zona da Mata, este era um pedido muito frequente por parte dos entusiastas e ficamos felizes de ver que o grupo aceitou nosso convite para essa jornada e confiou no trabalho de segurança de nossas equipes”, pontua.
Como lembrança boa vem sempre acompanhada, além das fotos clicadas ao lado das aeronaves, os participantes do Spotter Day receberam camisa personalizada do evento e confraternizaram junto aos colaboradores do Aeroporto.
O AEROPORTO DA ZONA DA MATA
O Aeroporto da Zona da Mata é a principal opção de transporte aéreo para atendimento a Juiz de Fora e toda a região. O empreendimento conta com infraestrutura moderna, Wi-Fi gratuito, amplo saguão para passageiros e usuários, capacidade para 600 mil passageiros/ano, além da segunda maior pista de Minas Gerais, com 2.525 metros.
Continua após a publicidade
O Aeroporto da Zona da Mata também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações. Para isso, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.
A Concessionária é formada pela Socicam, líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil e especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão, e pela CBCE, referência em comércio exterior e pioneira em logística na sua área de prestação de serviços.
Reportagem Kadu Fontana com informações da Assessoria de Comunicação do Aeroporto Zona da Mta