Fenômeno de Guarani quebra recorde e ganha medalha de ouro nos JEBs RJ.

Homem é preso por tráfico de drogas em Mar de Espanha MG.
11/13/2022
Defesa Civil Estadual alerta para possibilidade de Cabeça D’água em Minas
11/13/2022
Exibir tudo

Fenômeno de Guarani quebra recorde e ganha medalha de ouro nos JEBs RJ.

Samira Santana de Souza, uma adolescente de apenas 13 anos de idade fez bonito na última semana no Rio de Janeira. Samira é atleta de Guarani MG e venceu a corrida de 2.000 metros do JEBs – Jogos Escolares Brasileiros que serão finalizados nesta terça-feira 15/11, na cidade do Rio de Janeiro.

Sucesso de participação e realização em 2021, os Jogos Escolares Brasileiros, em 2022, são novamente disputados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Depois de 17 anos de um hiato que hoje faz parte do passado, o evento foi retomado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), graças a parceria institucional com o Governo do Brasil que vem fazendo a diferença no futuro de gerações.

continua após a publicidade

Entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, quase 6 mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos estão tendo  sua primeira oportunidade de disputar uma competição nacional deste porte, divididos em 17 modalidades. A novidade para esta edição é a inclusão de três modalidades demonstrativas, entre elas: surfe, skate e break dance. Legado para a cidade maravilhosa, a área Olímpica, onde tantas conquistas marcantes foram testemunhadas, é o palco do início da jornada esportiva para estes jovens atletas.

 No lugar mais alto do pódio no Rio de Janeiro

Muito além de uma competição, é um gigantesco intercâmbio esportivo e cultural, com desenvolvimento de valores como espírito esportivo, socialização e amor à pátria. De cada estado e cidade presentes, uma história diferente que será compartilhada e exposta aos olhares do público na principal competição escolar do Brasil.

A retomada dos JEB’s é um esforço conjunto de realização entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. A Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ) apoia o evento.

continua após a publicidade

Samira  é estudante da Escola Estadual Professor Alberto Pacheco em Guarani MG, na Zona da Mata mineira e tem em seu pai, seu maior incentivador. Sr. Almir, que trabalha como motorista na prefeitura da cidade e é mais conhecido como “Mirim”, é também seu treinador desde novinha. Ela é destaque em todas as competições regionais que participa em sua faixa etária.  Em agosto, Samira foi  Ouro no Atletismo no JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais)e recentemente venceu a corrida de Piraúba em sua faixa etária.

A Reportagem do Portal RKF conversou nesta manhã de domingo pelo telefone com o Sr. Almir , pai de Samira que destacou que sua filha disputou duas provas pelo módulo 1 ( faixa etária de 12 a 14 anos ) : os 2.000 metros onde ficou com a primeira colocação ( medalha de ouro), batendo inclusive o recorde da competição com 06 minutos e 57 segundos e a prova dos 800 metros rasos onde ficou com a 7ª colocação.

Samira e diversas competições pelos anos

Segundo Almir que também é atleta e corre há mais de 30 anos, Samira está acostumada a competir com mais frequência, em  percursos de 6 a 7 Km . Desde os quatro anos de idade ela acompanhava o pai nas competições e ficava alongando junto com ele. Depois dos 11 anos , o pai notou o potencial da filha e ela tem obtidos brilhantes resultados.

APOIO É NECESSÁRIO 

Samira hoje está federada pela UFJF que disponibilizou a pista de atletismo para treinamento da garota. A prefeitura de Guarani também apoia a atleta principalmente com o transporte para as competições mas Almir frisa que as despesas para se manter uma atleta competindo em  alto nível  são muito maiores. Samira está classificada para representar o Brasil nos Jogos Internacionais da Juventude em dezembro . Somente um tênis de corrida hoje fica na faixa de R$ 500,00. Além disso é necessário todo um trabalho e acompanhamento de fisiologia e alimentação que não fica barato

Samira necessita de apoio para continuar competindo em alto nível. Os índices dela até agora são fantásticos. Ela tem expectativa de atingir,  caso consiga apoio necessário, o nível olímpico. Vamos ajudar essa grande promessa do atletismo da região.

Fotos : arquivo pessoal gentilmente  cedidas pelo Sr. Almir

Reportagem KADU FONTANA

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!