A Escola Municipal Ferreira Marques de Guarará MG, na Zona da Mata mineira, trouxe no último final de semana (09 e 10 de setembro) durante a Semana da Ecologia, para a sociedade, a discussão sobre o tema de reciclagem. A escola apresentou aos visitantes 2ª Mostra Cultural que este ano abordou o tema: “Meio Ambiente e Sustentabilidade . Um desfile trouxe aos visitantes uma das possíveis e inovadoras ações de sustentabilidade: o uso do lixo para a moda. A mostra de moda artística denunciou a necessidade de reflexão sobre a cultura do consumo e suas consequências para a nossa sociedade e convidou o cidadãos e comunidade escolar a ter atitude sustentáveis na prática participando da ação de reciclagem de resíduos têxteis e de materiais que seriam descartados no lixo.
continua após a publicidade
O objetivo da iniciativa foi associar a moda ou artesanato e a criatividade de alunos professores e familiares á coleta seletiva transformando e utilizando-se de materiais possivelmente descartados em peças de roupas que foram apresentadas no desfile.
Incentivou alunos, professores e familiares a aderirem a coleta seletiva com a confecção de peças que reaproveitam materiais. Com isso utilizando materiais reciclados, os alunos criaram modelos diversificados foram apresentados no desfile com o tema: ” Recicle que é Fashion”.
Nas roupas foram utilizados materiais como feltro, juta, tampinhas, sacolas, lacres de latinhas, sacolas de cebola, copos descartáveis, papelão, garrafas PET. forminhas de doce, guardanapos, revistas e jornais, encartes, sacos de lixo, lonas, TNT entre outros materiais que agregam o volume ao nosso lixo mas que agora compõem looks em um trabalho realizado pelas professoras do 5º ano Dores Leite Carlos e Patrícia Prudencini com a parceria das famílias, a imensa ajuda da auxiliar de educação que se mostrou uma excelente estilista Letícia Martins e o apoio da auxiliar de educação Ana Luiza.
Reportagem Kadu Fontana