Um incêndio destruiu parte da centenária e histórica Estação Ferroviária de Barão do Monte Alto na madrugada desta segunda-feira (25/07). O prédio de mais de 100 anos só não foi mais danificado devido ao combate inicial de moradores e voluntários, que mesmo usando mangueiras comuns, conseguiram bom resultado.
O Corpo de Bombeiros chegou ao município que fica a 27 Km de Muriaé e tomou todas as demais providências. No prédio funciona alguns setores públicos do município.
continua após a publicidade
Barão do Monte Alto é um dos poucos municípios a preservar a história da rede ferroviária na Zona da Mata mineira, é lá também que está um grande túnel ferroviário, local também preservado.
O município de quase 6.000 habitantes, possui ligação via estrada pavimentada com a cidade da Patrocínio do Muriaé. Possui também ligação com as cidades de Palma, Muriaé e com a BR-116 (na altura do distrito de Bom Jesus da Cachoeira, Muriaé). Porém, a ligação entre Barão de Monte Alto e estas cidades são feitas através de estradas rurais, sem pavimentação.
Ninguém ficou ferido. A ala mais danificada funcionava uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo os bombeiros, o incêndio começou após moradores atear fogos em um latão de lixo que estava próximo ao local. As labaredas atingiram a estação e se espalhou rapidamente.
Ainda não há informações sobre a interdição do espaço. Uma equipe da Defesa Civil do município fará uma análise do espaço para saber se toda estrutura precisará ser interditada.
A Estação Ferroviária de Barão do Monte Alto é uma das mais antigas da região, e no passado, serviu para levar o arroz e outros produtos que eram produzidos no município para todo o Brasil. Atualmente o espaço funciona para eventos culturais. Uma biblioteca também está inserida na estação.
Fontes e fotos : Rádio Muriáe e Silvan Alves