A top model brasileira, Gisele Bundchen, conhecida mundialmente, nunca esteve na Zona da Mata mineira, tão pouco em Muriaé. Mas foi nesta região, na Serra do Brigadeiro, que a modelo mais famosa do mundo resolveu presentear, em vez de ser presenteada.
Recentemente Bundchen divulgou que doará no seu aniversário de 42 anos, R$ 1 milhão para ser divididos por sete institutos que atuam na preservação ambiental espalhados pelo Brasil. Dentre esses institutos, está o projeto Iracambi, localizado na zona rural de Muriaé.
O local tem 21 anos de existência, foi fundado pelo casal de europeus, Robin Breton e Binka e durante esse período já plantou mais de 165 mil árvores na mata atlântica. O objetivo da ONG é restaurar a mata atlântica, salvar florestas e transformar vidas.
continua após a publicidade
O espaço, durante todo o ano, recebe voluntários, estagiários e pesquisadores vindos de todo o Brasil e de vários países. O Iracambi informou que receberá R$ 150 mil. Este montante juntamente com outros valores, irá financiar o plantio de 35 mil árvores nos municípios de Muriaé e Rosário da Limeira, além da manutenção e monitoramento desses plantios por dois anos.
As doações serão feitas através da Brazil Fundation e Fundo Luz Aliance, criado pela top model e ativista ambiental. Pelas redes sociais, a associação ressaltou que o Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e cada um de seus biomas abriga uma ampla variedade de vegetação e fauna.
Além do instituto mineiro, também receberão as doações a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé de Porto Velho-RO, a Associação Onçafari no Pantanal-MS, o Instituto da Serra da Bodoquena em Bonito-MS, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquaticos em Caucaia-CE, a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil em São Paulo e o Projeto Tamar na Bahia. Cada associação representa um bioma brasileiro.
Por Rádio Muriaé