Um caso suspeito de varíola dos macacos está em investigação em Cataguases. A informação foi divulgada no início da noite desta quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde nas redes sociais da Prefeitura.
De acordo com a publicação, trata-se de um paciente do sexo masculino, com idade entre 30 e 40 anos, e com histórico de viagem a um município com transmissão comunitária. Ele foi atendido pelo serviço de saúde local e está em isolamento domiciliar.
continua após a publicidade
A Vigilância Epidemiológica e da Estratégia de Saúde da Família de Cataguases acionou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e a Gerência Regional de Saúde (GRS) Leopoldina para orientações de manejo do caso suspeito.
Na terça-feira, a SES-MG divulgou que o estado registrou 32 casos da varíola por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Os pacientes estão estáveis e em isolamento.
Outros 42 foram descartados, 36 estão em investigação e 1 foi classificado como provável.
A SES informou ainda que, até o momento, os casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 46 anos, em boas condições clínicas. Há 1 registro em internação hospitalar para isolamento. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados.
Este é o primeiro caso suspeito da doença registrado no município. Até a divulgação feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na terça-feira (19), o caso não constava entre os investigados. Somente Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária em MG.
As informações são de Fellype Alberto, G1 Zona da Mata