A palavra reclamar quer dizer que você clama duas vezes por uma situação ruim. Então vamos pensar ! Será que ter esse hábito de reclamar vai resolver o problema? Você sabia que esse hábito vicia? Quantas pessoas você conhece que só reclamam da vida?
Pensar e ou falar coisas ruins geram sentimentos ruins que acabam afetando seu corpo e seu cérebro modificando o funcionamento dessas estruturas. O organismo fica debilitado pois com essa atitude o corpo descarrega o hormônio cortisol, que em desequilíbrio, pode causar lapsos de memória, dificuldade de aprendizagem e cansaço. E psicologicamente a reclamação é gatilho para início de transtornos como ansiedade e depressão pois a negatividade induz a pessoa a só olhar o que está ruim em sua vida!
Então como acabar com esse hábito? Em meus tratamentos sempre indico para que a pessoa tenha sempre junto dela uma caderneta aonde irá anotar em algum momento do dia coisas pelas quais ela tem a agradecer. Assim reeducamos a mente a visualizar coisas boas que fazem parte do cotidiano e tiramos o foco do negativo. Porém o que está ruim não deve ser esquecido e sim resolvido, através de ações, mudança de hábitos, determinação e terapia.
Porém existe um transtorno chamado Distimia que um dos sintomas é o excesso de reclamação e mau humor.
O auxílio de um profissional irá te libertar de ficar repetindo tanto sofrimento