Esta quinta-feira (17) tem risco de chuvas intensas e tempestades para as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Um alerta laranja foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido, a princípio, até as 18h.
Conforme o Inmet, o acumulado de chuvas e tempestades pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 60 milímetros em 24 horas.
continua após a publicidade
Já os ventos podem variar entre 60 e 100 km/h e ainda há possibilidade de queda de granizo.
Além disso, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas nas cidades da região.
De acordo com o Climatempo, há sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. À noite ocorre temporal. Confira abaixo previsão do tempo desta quinta-feira (17) para algumas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Segundo o Inmet, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos às torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante as chuvas.
De acordo com o climatologista Fábio Sanches, as chuvas devem permanecer nos próximos dias, visto que esta é uma característica do verão.
“Nós tivemos a aproximação de uma frente fria no início da semana que foi uma das responsáveis pelas chuvas aqui na região e também na serra do fluminense. Essa frente fria se conectou com os famosos jatos de baixos níveis da Amazônia e formou a Zona de convergência do Atlântico Sul. […] nos próximos dias nós teremos uma ação direta da Zca [Zona de Convergência do Atlântico], mas os efeitos dela serão sentidos com alta nebulosidade e chuvas no final da tarde”, afirmou.
Para os próximos dias o Climatempo estima para a Zona da Mata e Campo das Vertentes mínima de 21ºC e máxima de 29ºC para sexta-feira (18). A previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora. Sábado (19) e domingo (20) também serão com previsão de chuva a qualquer hora, com acumulados previstos de 26 e 20 milímetros, respectivamente.