A ideia do Torneio da Amizade de Futebol começou com amigos que se reuniam para uma tradicional “pelada” e que a partir do ano de 2016 se tornou mais constante e com formato próprio. A competição disputada no Núcleo Esportivo Mundo da Bola em São João Nepomuceno, devido ao aumento do número de frequentadores , passou a ser praticamente um projeto social e ter um presidente, tornando-se um campeonato interno.
O presidente atual do grupo, é Thales Eduardo e ele conta que desde o início o torneio contou com 02 grupos sendo disputado em formato de todos contra todos. Os dois melhores de cada grupo fazem a sem-final e em seguida os classificados disputam a final. O torneio é disputado em apenas um dia e neste ano de 2021 aconteceu neste domingo 14/11 com 10 equipes participantes. As partidas da fase inicial têm duração de 12 minutos. Na semi-final passam a ter duração de 15 minutos e a final tem dois tempos de 12 minutos.
continua após a publicidade
Este ano o tema para escolha do nome das equipes foi a Copa libertadores da América, ou seja, todos os times têm que possuir nomes das equipes que disputam este certame internacional. O torneio se transformou em um projeto social. Todo ano, uma instituição ou famílias carentes são escolhidas e uma rifa é organizada. Alguns parceiros doam prêmios e alimentos são moeda de compra da rifa. Os alimentos arrecadados pelos participantes oriundos pela venda da rifa, é destinado á doação. Todo jogador recebeu 10 rifas para venda. Nesta edição o beneficiado é o Hospital São João.
Os prêmios são 05 sorteios de R$ 50,00, lanches consumação em bares etc. A arrecadação superou as expectativas . Foi arrecadado mais de 01 tonelada de alimentos ( aproximadamente 1,1 tonelada). O ótimo público que compareceu para assistir, também contribuiu levou 01 kg de alimento não perecível que serviu com ingresso.
Abaixo assista a entrevista do jornalista Kadu Fontana com Thales Eduardo e com Gláucio Costa, diretor da Ampar 24 Horas, Proteção Veicular que mais uma vez também contribuiu para a realização do evento.
O grande campeão foi a equipe do Santa Fé que venceu na final o Palmeiras por 5 x 4 nas penalidades máximas. No tempo normal houve empate em 2×2. Mas o que menos interessa é o resultado de campo e sim fora dele. Mais uma vez esse grupo de amigos contempla uma entidade filantrópica de São João Nepomuceno.
Reportagem e fotos Kadu Fontana.