Aconteceu nesta quinta-feira 04 de novembro ás 15h30 no Centro Cultural Gabriel Procópio Loures em São João Nepomuceno, uma palestra sobre o autismo promovida pela vereadora Ana Paula ( Paulinha da Mamografia) e pelo CMBEM – Conselho Municipal do Bem Estar do Menor que tem como diretora a empresária Paula Monfardini.
A palestra foi ministrada pelo Dr. Antônio Aguiar que é médico dos Ambulatórios de Autismo e Síndrome de Down no SUS. Nascido em Juiz de Fora em 15 de abril de 1954, é pediatra formado pela UFJF e fez residência e mestrado pela Fiocruz. Cursou MBA em Gestão em Serviços de Saúde e foi diretor do Instituto da Criança e Adolescente do SUS em 1997. Atuou como professor substituto de Pediatria da UFJF, foi Subsecretário de Saúde da Prefeitura em 2001 e médico da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Dr. Antônio é também primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora para o biênio 2021/ 2022.
continua após a publicidade
A palestra contou na plateia com mães e educadores de São João Nepomuceno. Prestigiaram também o evento, o prefeito Ernandes José da Silva, a secretária de educação Belkis de Cavalheiro, a vereadora Fabiana Ferreira (Fabiana do Centenário) e o vereadores Herculano e Léo da Mercearia ( presidente da Câmara), dentre outros pessoas. Dr. Antônio tem como área de concentração do seu trabalho o autismo e a síndrome de down. Ele disse ao Portal RKF que estava ali para “dividir com as famílias e profissionais presentes, um pouco da sua experiência”. Ele disse ainda que “autismo é um desafio que cresce a cada dia e que é preciso organizar melhor uma maneira de atender essas pessoas visando sempre a evolução, o ganho e o uso das potencialidades dessas pessoas para o bem viver de todas elas”.
Questionado sobre o diagnóstico, quais os sinais que poderiam indicar o TEA em uma criança, por exemplo, Dr. Antônio Aguiar explicou, utilizando referências profissionais e acadêmicas, que diagnosticar o autismo é uma experiência multidisciplinar e clínica e, muitas vezes, nem sempre imediata. “É sempre bom lembrar que o diagnóstico deve buscar sempre a precocidade, pois sabemos que nos primeiros anos de vida há uma expansão da nossa rede neural, e precisamos aproveitar essa neuroplasticidade para começar cedo com as terapias e tratamentos, se necessário”.
Dr. Antônio recebeu o carinho de muitas pessoas ( principalmente mães) que já conhecem o seu trabalho. Ele ainda ressaltou as famílias e profissionais que doam parte da sua vida em busca da consolidação de direitos e da melhoria na vida dessas pessoas.
Dr Antônio Aguiar explicou que o termo autismo foi cunhado por um médico inglês e “quer dizer que a pessoa está abstraída ao seu redor”, citando os trabalhos dos pesquisadores Leo Kanner, Hans Asperger e Lorna Wing, com iniciativas ainda na primeira metade do Século XX.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
No final, Aguiar respondeu perguntas dos presentes e convidou o jornalista e radialista a Kadu Fontana para algumas palavras. Kadu ressaltou a importância do evento, a necessidade da realização de outros periodicamente e que todos sairiam dali enriquecidos com a experiência profissional do pediatra nessa área.
Reportagem e fotos exclusivas : KADU FONTANA