Dois semáforos que foram instalados no mês de abril de 2020, na Praça Dr. Carlos Alves, no centro de São João Nepomuceno com recursos advindos do Governo Federal pela “Cessão onerosa Pré-Sal”estão sem funcionar até hoje.
O edital foi publicado em 29 de janeiro de 2020, com a abertura da licitação realizada em 5 de março. A homologação e assinatura do contrato foram sacramentadas em 16 de março para o objeto: fornecimento e implantação de conjunto de dois (02) semáforos com sistema de semáforos a LED, conforme Termo de Referência do edital no valor total de R$ 42.250,00.
continua após a publicidade
Logo depois de serem ativados, pelo Departamento Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (DEMUTTS) para a organização do trânsito na localização de maior tráfego do município, em caráter experimental, os dispositivos foram desativados pois na prática não tiveram o êxito desejado, causando inclusive engarrafamento e lentidão em diversos períodos do dia.
A instalação fazia parte do complemento das alterações no trânsito da Praça Floriano Peixoto (em frente ao Supermercado Supermais) com camada asfáltica, no início desse ano. Com a desativação e demora na solução do problema , os semáforos passaram a ser alvos de críticas como “memes” , vídeos e fotos nas redes sociais
O Portal RKF entrou em contato com o diretor do DEMUTTS Pedro Cândido Parreiras, que explicou que logo que assumiu o departamento, teve que desativar os semáforos, instalados na gestão do seu sucessor na pasta. As modificações não surtiram efeito desejado.
Informa ainda Parreiras que sua intenção era desinstalar os aparelhos e reinstalá-los em outros locais também de demanda na cidade, porém o prefeito municipal Ernandes José da Silva argumentou que preferia aguardar o posicionamento da empresa Locale Trânsito e Transporte de Belo Horizonte, responsável pela instalação e pela elaboração Plano de Mobilidade Urbana na cidade.
Durante todo este período, algumas conversações e videoconferências aconteceram sem que empresa e DEMUTTS chegassem a um acordo sobre as modificações de trânsito e consequente pagamento á empresa pelos serviços prestados. Na verdade de acordo com o diretor do DEMUTTS, este não concordou com algumas alterações do Plano de Mobilidade Urbana proposto, alterações que na sua opinião não trariam efetiva solução dos problema. Modificações que ele cita como a da inversão de mão da Rua Governador Valadares ( Rua do Museu subindo para a CAIXA) e manutenção da mão na Rua Barão de São João (subindo da rodoviária para a cafeteria) .
Na opinião de Parreiras, no caso de o DEMUTTS não poder desinstalar os semáforos, ele recuaria aquele instalado em frente ao “Bar do Kalil” para as proximidades da Agro Ramos depois do Posto São Cristóvão e mudaria a localização do outro instalado em frente á Loja Guarujá para as proximidades da Papelaria Papex.
Parreiras no fim disse que após várias tentativas algumas de solução do problema entre prefeitura x empresa, nesta quarta-feira 24/03 ás 09h30 da manhã haverá mais uma videoconferência com a presença da direção do DEMUTTS, prefeito Ernandes José da Silva, e engenheiros técnicos da LOCALE na tentativa de finalmente da questão ser solucionada.
Reportagem exclusiva : Kadu Fontana