Quem passou pela BR 356, na manhã desta terça-feira 02 de março na altura do distrito de Vermelho em Muriaé MG , percebeu uma cena lamentável. Um Lobo-guará morto às margens da rodovia.
continua após a publicidade
Não há informações sobre a causa da morte do animal, mas ao que tudo indica foi atropelamento devido a uma lesão na cabeça. O animal é um macho, adulto, de aproximadamente um metro de altura.
De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, aparições de Lobos-Guarás têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente durante a noite. O animal, que está ameaçado de extinção, é encontrado com frequência na região de Muriaé.
O motivo das aparições constantes é devido ao desmatamento e as queimadas, fazendo com que eles se desloquem para buscar alimentos e abrigo em outros lugares.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a recomendação ao se deparar com o Lobo-Guará é não agredi-lo. A espécie não costuma realizar ataque em humanos e prefere manter a distância. Sua alimentação preferida são roedores, frutas e aves pequenas.
O Lobo-Guará também exerce grande importância no meio ambiente. Ele é grande distribuidor de sementes e costuma marcar território através de suas fezes e urina.
Fonte : Rádio Muriaé / PMMG