Maripá de Minas é um dos primeiros municípios da região da Zona da Mata Mineira a retornar com as aulas presenciais no ensino público. Os alunos disseram que a falta mais sentida desde a paralização das aulas presenciais foi o convívio com os colegas.
continua após a publicidade
No ônibus escolar , os estudantes usam máscara e sentam com distanciamento entre eles. Após a saída dos alunos, os coletivos são sanitizados. Na entrada, da escola, os estudantes aferem a sua temperatura corporal e higienizam as mãos com álcool em gel. Uma enfermeira foi contratada pela prefeitura para ficar na escola no horário de aulas .
Ainda de acordo com a Secretaria de Educação Municipal, todos os profissionais tiveram treinamento específico e passaram por testes de covid-19.
A Escola Municipal Antônio Ferreira Martins possui 393 alunos matriculados entre crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano. A reabertura da escola se dá após 340 dias . Nas salas de aulas também existe o distanciamento entre as carteiras e na hora do lanche e a professora acompanha os alunos.
Cada sala de aula terá no máximo 12 estudantes. Maripá de Minas está na onda amarela do Minas Consciente. Nesta faixa, o Estado não recomenda o retorno das aulas presenciais , porém os municípios têm autonomia para definir as próprias regras.
“As crianças vêm á escola, passam uma semana com o professor , é feito um diagnóstico da situação do aluno e logo após o estudante recebe uma apostila para trabalhar em casa com a orientação deste professor”.
Maripá de Minas tem cerca de 3.000 habitantes. A decisão parece ter agrado á maioria dos pais . De acordo com Tagiane da silva Gonçalves, coordenadora de Vigilância Sanitária da cidade, foram seguidos todos os protocolos sanitários para essa retomada ás aulas presenciais, como a cartilha do Ministério da Educação e protocolo do Estado de Minas Gerais para retomada de atividades escolares.
Fotos : Youtube Jornal da Alterosa reprodução
Fonte : Jornal da Alterosa