O EC Ribeiro Junqueira de Leopoldina MG completou neste dia 27 de agosto de 2017 , 106 anos de história , sendo reconhecido nos dias atuais como uma lenda viva do esporte regional. E pára comemorar a data , realizou uma partida que envolveu sua equipe SUB-20 contra a equipe do C.R. Vasco da Gama do Rio de janeiro também SUB-20 sendo o jogo disputado no seu estádio, o não menos laureado, Guanahyro Fraga Motta .O resultado foi a vitória do clube cruzmaltino carioca por 2 x 1 e a consequente conquista do Troféu comemorativo á data mas o mais importante foi a confirmação de que o ” Dragão da Zona da Mata”, time que serviu de inspiração para o saudoso mestre Telê Santana está mais vivo do que nunca . Arquibancadas lotadas ,muita animação e em campo duas grandes equipes que honraram as duas camisas. Como atração á parte, na arbitragem o ex- jogador de São paulo e Flamengo, o agora árbitro Ronaldão.
ABAIXO UM POUCO DA HISTÓRIA DO RJ :O Ribeiro Junqueira Sport Clube, nasceu em 1911, em um dos salões do Gymnasio Leopoldinense. Os professores José Botelho Reis, Antônio Moura, João Tretino Ziller , Dr. Pedro Arantes e Milton Ramos Pinto, juntamente com Esdras Lintz, Vicente Domenic e alguns alunos, foram os que fundaram o clube. O professor José Botelho foi o primeiro presidente, e o senador Ribeiro Junqueira o seu presidente de honra posteriormente o seu professor José Botelho Reis ocuparia a presidência de honra. Naquela época era comum utilizar nomes de famílias para denominar um time de futebol, e para homenagear o deputado Ribeiro Junqueira, os alunos do Gymnasio Leopoldinense assim nomearam o clube. Logo após o primeiro jogo o diretor da escola chamou os jogadores para saber quem teve a ideia de colocar o nome de Ribeiro Junqueira ao time.
O rubro-negro da Zona da Mata Mineira foi uma das maiores forças do interior das Minas Gerais. Foi tetracampeão da Zona da Mata, Campeão da BR-116, Campeão Regional da Liga de Cataguases em 1984, Campeão Regional da Liga de Juiz de Fora em 1985, Tetracampeão da Liga Esportiva Leopoldinense entre 1983 e 1986.
Seu título mais importante foi o de Campeão da Terceira Divisão de Profissionais do Campeonato Mineiro em 1989. No ano seguinte consagrou-se vice-campeão da Segunda, conseguindo o acesso à Primeira Divisão em 1991.
PARABÉNS AO EC RIBEIRO JUNQUEIRA QUE HOJE É COMANDADO PELO EX-DEPUTADO ESTADUAL E EX-PREFEITO DE LEOPOLDINA BENÉ GUEDES. A TODOS AQUELES QUE PASSARAM PELO CLUBE, OS QUE ESTÃO E OS QUE ESTARÃO Á FRENTE PELO RESTANTE DOS TEMPOS A CERTEZA DE QUE AS PALAVRAS DO MESTRE TELÊ SANTANA ECOARÃO AINDA PARA TODO O SEMPRE :
“Com futebol arte a equipe do EC Ribeiro Junqueira, foi o clube que mais gostei de ver jogar, era um timaço e que eu nunca esqueci…” (Mestre Telê Santana)
FONTE : WIKIPÉDIA E FACEBOOK RIBEIRO JUNQUEIRA