Após discurso inflamado do Professor Rodrigo Barbosa, na Tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira 18/04, o vereador Heldemir Azevedo anunciou ainda em plenário que entrará protocolará um pedido de CPI para averiguação de denúncias levadas pelo ex- vereador Rodrigo Barbosa Ribeiro, de 41 anos contra a Secretaria Municipal de Educação de São João Nepomuceno. O orador expôs seu pedido para que o prefeito municipal ocupe a “Tribuna Livre ” e convocou a secretária de educação para que preste contas e esclarecimentos e contas. A sessão durou mais de 2 horas e contou com grande presença de populares e professores que se manifestaram. Inicialmente previsto para 20 minutos,o Presidente da Câmara Sr. Írio Henriques Filho, apesar do regimento interno não permitir, concedeu mais cinco minutos ao orador, porém devido ao clamor popular no recinto, presidente não teve outra alternativa a não ser conceder mais vinte minutos ao ex-vereador.
A sessão contou com a cobertura de quase toda imprensa local. Dentre algumas situações, as quais o Professor Rodrigo aponta como irregularidades estão : resistência por parte da administração, segundo ele, para a manutenção do convênio com a Sociedade Pestalozzi, irregularidades no processo seletivo da educação, inclusive com rejeição do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, autorização de reajuste indevido para os secretários municipais que tiveram que devolver dinheiro ao erário, a realização da Conferência Municipal de Educação em horário escolar e sem divulgação em massa nos meios de comunicação, cerceando segundo ele,” a participação da comunidade escolar “, contratações de número de funcionários além do permitido. Indagou ainda o orador sobre a publicação em rede social ( facebook) por servidor público, de comentários a respeito de um vídeo veiculado pelo mesmo de uma entrevista a uma mídia da cidade. O professor questiona se a postagem teria sido executada em horário de trabalho utilizando-se para tal um equipamento público.
Outro questionamento foi a situação atual de todas as bibliotecas municipais que as professoras, encontram-se fechadas. O orador ainda teve tempo para expressar seu sentimento de ausência do prefeito na tribuna e pediu a ele que se manifeste publicamente sobre tais levantamentos. Após o pronunciamento dos vereadores Heldemir Azevedo, Francisco Baptista de Oliveira, José Maria “Chumbinho”, Edison de Souza e Nei Medina, pediu a palavra o ex-candidato a prefeito e deputado estadual “Zé Carlim” , que levantou outra acusação grave , a de assédio moral por parte do secretário de obras contra dois eletricistas concursados da prefeitura municipal. Os manifestantes levaram vários cartazes pedindo socorro para a educação e contra a ilegalidade.
O Site RKF disponibilizará espaço para para todos aqueles que se sentirem ofendidos ou citados nesta publicação.
Assista abaixo o vídeo com o que de mais relevante aconteceu na reunião.
REPORTAGEM KADU FONTANA .