Energisa leva estreia do documentário ‘Ary’ em 1ª mão para o público da Zona da Mata

Homem é preso por regressão cautelar pela PM em Rio Novo.
11/21/2025
Detento do regime domiciliar é preso furtando carnes e bebida em supermercado.
11/21/2025
Homem é preso por regressão cautelar pela PM em Rio Novo.
11/21/2025
Detento do regime domiciliar é preso furtando carnes e bebida em supermercado.
11/21/2025
Exibir tudo

Energisa leva estreia do documentário ‘Ary’ em 1ª mão para o público da Zona da Mata

O talento e a irreverência de Ary Barroso, um dos maiores nomes da música brasileira, vão emocionar o público da Zona da Mata. A Energisa Minas Rio apresenta, em primeira mão, o documentário Ary, que chega à região após sua estreia no Festival do Rio 2025 e na Mostra Internacional de São Paulo. As exibições acontecem nos dias 27 de novembro em Muriaé, 28 em Cataguases e 29 e 30 em Ubá, cidade natal do compositor. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início das sessões em Cataguases e Muriaé (sujeita à lotação). Em Ubá, os ingressos estão disponíveis pelo Sympla e na bilheteria do Cine Ritz. O lançamento contará com a presença do diretor André Weller e do neto do artista, Márcio Barroso.

 

continua após a publicidade

Narrado pelo ator Lima Duarte, o filme conduz o espectador a uma jornada sensível e inspiradora pela vida de Ary Barroso — autor de clássicos como Aquarela do BrasilNo Rancho Fundo e Na Baixa do Sapateiro. Dirigido por André Weller, o longa mistura dramatizações com imagens de arquivo raras e textos originais do próprio Ary, criando uma experiência envolvente que revive o espírito criativo do artista.

 

O elenco reúne grandes nomes da cultura brasileira, como Dira Paes, Stepan Nercessian e Leo Jaime, e conta com registros inéditos de acervos nacionais e internacionais — incluindo material da Disney, Paramount e Museu da Imagem e do Som. O resultado é um retrato emocionante de um gênio que levou o nome de Minas e do Brasil ao mundo.

 

A iniciativa faz parte das comemorações pelos 120 anos do Grupo Energisa, reafirmando o compromisso da empresa com o fomento à cultura, à memória e ao desenvolvimento das comunidades onde atua.

 

“Acreditamos na força da cultura como ferramenta de transformação social. Trazer o filme ‘Ary’ para a região é uma forma de celebrar a história e o legado de um mineiro que inspirou gerações, aproximando o público de suas raízes”, destaca Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

 

A escolha das cidades não é por acaso. Além de Ubá ser a terra natal de Ary, Cataguases e Muriaé são polos culturais importantes da região e contam com forte atuação da Energisa por meio de projetos como o Polo Audiovisual da Zona da Mata e a Fábrica do Futuro. Além disso, parte das cenas da obra também foi gravada em Ubá e Muriaé, reforçando a conexão com a região.

 

Em Muriaé, a sessão integra a programação oficial do Festival de Cinema de Muriaé. Já em Ubá, a exibição faz parte do Festival Intersessões, reconhecido por valorizar produções que dialogam com a identidade local.

 

Programação:

27/11 (quinta-feira) – Muriaé
Teatro Municipal Belmira Vilas Boas | 19h

 

28/11 (sexta-feira) – Cataguases
Centro Cultural Humberto Mauro | 19h

 

29/11 (sábado) – Ubá
Cine RITZ (Av. Raul Soares, 319, Centro) | 15h

30/11 (domingo) – Ubá 
Cine RITZ (Av. Raul Soares, 319, Centro) | 17h

Portal RKF

 

 

 

Kadu Fontana
Kadu Fontana
Jornalista registrado no MTE desde 2014 , radialista, e proprietário do Portal RKF. www.instagram.com/kadufontana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido !!