
Idoso é atropelado e socorrido em estado grave entre Leopoldina e Cataguases
05/08/2025
Nova droga sintética é apreendida após fiscalização da PMRv em Além Paraíba
05/08/2025Sonho interrompido: fotógrafo tem estúdio saqueado e prejuízo ultrapassa R$ 100 mil em São João Nepomuceno – Minas Gerais
Um roubo ocorrido durante o feriado prolongado de 1º de maio chocou a comunidade de São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira. O estúdio fotográfico do renomado profissional Murilo Borges foi invadido e saqueado, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 100 mil em equipamentos.
O crime aconteceu entre os dias 1º e 5 de maio, período em que o fotógrafo esteve ausente por conta do recesso. Na segunda-feira (5), ao retornar ao trabalho, Murilo se deparou com a janela de seu estúdio arrombada — e o cenário devastador. O espaço, localizado no centro da cidade, foi alvo de uma ação criminosa cuidadosamente planejada.
continua após a publicidade
Segundo as investigações em andamento, os criminosos utilizaram uma escada posicionada na lateral do prédio — área de menor movimentação — para acessar a marquise. De lá, conseguiram invadir o estúdio pela janela, após desativarem com precisão técnica o sistema de alarme antes que fosse acionado. As evidências indicam a atuação de pelo menos dois indivíduos, com conhecimento específico em ações desse tipo.
Foram levados equipamentos de alto valor profissional, como câmeras, lentes, computadores, HDs externos, impressoras, luzes e acessórios fotográficos. Para Murilo, no entanto, a perda vai além do material. “Ver o meu espaço de trabalho violado, tudo o que construí com esforço e dignidade sendo levado assim, é devastador”, declarou, profundamente abalado.
Murilo, que é de origem humilde, construiu sua trajetória ao longo de mais de uma década com muito trabalho e dedicação. Respeitado por sua ética, talento e compromisso com os clientes, ele se tornou referência na fotografia na cidade e em toda a região.
Diante da gravidade da situação, o fotógrafo precisou cancelar os compromissos agendados. Entre eles, os ensaios especiais de Dia das Mães, que já estavam com o cenário pronto para esta semana. “Fotografar não é só apertar um botão. É estar leve, tranquilo, com o coração alegre. E, infelizmente, tudo o que menos estou hoje é feliz”, desabafou.
As Polícias Militar e Civil estão conduzindo as investigações com empenho. Imagens de câmeras de segurança do edifício e das imediações estão sendo analisadas e novas diligências seguem em andamento. A expectativa é de que, com apoio da população, os autores sejam identificados e responsabilizados em breve.
As autoridades reforçam um alerta importante: é crime receptar equipamentos oriundos de furto ou roubo. Quem receber propostas de compra de material fotográfico sem nota fiscal ou por valores muito abaixo do mercado deve comunicar imediatamente à polícia, por meio do número 190.
Manter a ética e a dignidade vale infinitamente mais do que qualquer vantagem obtida sobre aquilo que não lhe pertence.
Texto enviado por Murilo Borges ao Portal RKF

