
Carreta carregada com argila tomba na BR-116 em Muriaé
02/16/2025
Roça Grande: suspeito é preso após ameaçar vizinho com faca e atear fogo na casa dele
02/16/2025O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e o SAMU- Serviço de Atendimento Médico de Urgência, receberam dois novos helicópteros para reforçar o atendimento aeromédico e operações de resgate no estado. Essas aeronaves, do modelo EC145-D3, fazem parte de um investimento de R$ 410 milhões para ampliar o atendimento de urgência em Minas Gerais.
O Governador Romeu Zema realizou a entrega formal das aeronaves Arcanjo 13 e 14 ao Batalhão de Operações Aéreas em evento ocorrido na base do Corpo de Bombeiros no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte.
Os helicópteros foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Saúde e irão fortalecer a capacidade de resposta do Serviço de Atendimento Aeromédico (Saav). Com tecnologia de ponta, eles permitirão maior agilidade no transporte de pacientes, resgates em locais de difícil acesso e apoio às forças estaduais de saúde.

Um dos helicópteros será enviado para a base da Saav em Varginha, no Sul de Minas, enquanto o outro será utilizado para treinamentos da tripulação até meados de 2025. A expectativa é que, até o final do ano, todas as cinco aeronaves sejam distribuídas estrategicamente entre as bases do Saav no interior.
Continua após a publicidade
Além disso, o projeto prevê a criação de duas novas bases operacionais em Juiz de Fora e Governador Valadares, ampliando a cobertura do serviço de resgate aeromédico no estado. As aeronaves desempenharão diversas funções, incluindo:
Pelo CISDESTE esteve o presidente, prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz e o secretário Executivo, Denys Arantes Carvalho. Pelo CISRU, esteve o presidente e prefeito de Barbacena, Carlos Du, e a secretária executiva Ormesinda Barbosa
– Atendimento pré-hospitalar: fornecendo cuidados médicos imediatos em casos de emergência.
– Transporte inter-hospitalar via SUS Fácil: transferindo pacientes entre hospitais para receber tratamento especializado.

– Transporte de órgãos e tecidos para transplantes: garantindo a rapidez e segurança na transferência de órgãos para transplantes.
– Resgates em áreas de difícil acesso: atuando em áreas remotas ou de difícil acesso para resgatar pessoas em situação de risco.
– Apoio às forças estaduais de saúde: trabalhando em conjunto com as forças estaduais de saúde para fornecer suporte médico em casos de emergência.
Portal RKF com informações da Agência Minas e SAMU

