
Polícia Ambiental faz operação em Carlos Alves após denúncia de caça ilegal
01/20/2025
Coronel Pacheco fica entre as 15 cidades mais quentes do Brasil no domingo
01/20/2025No próximo dia 22 de janeiro, será lançada a pedra fundamental para a construção da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas/ Suporte Avançado de Vida/ JF (CEOA/ SAAV/JF), base integrada do SAMU e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
O evento acontecerá às 14 horas, no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora (Av Pref. Mello Reis, Aeroporto – Juiz de Fora – MG) e contará com a presença do Governador Romeu Zema. Com a construção da nova Companhia, todos os municípios das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul, consorciados ao CISDESTE e ao CISRU (totalizando 198 municípios e população estimada em 3,2 milhões de habitantes) contarão com suporte aéreo para os atendimentos de urgência e emergência.
Continua após a publicidade
O inicio das obras do Hangar é um marco na história da saúde das três macrorregiões, tendo em vista que o atendimento aeromédico de urgência e emergência é crucial para salvar vidas em muitas situações, permitindo o deslocamento rápido de equipes médicas e pacientes e reduzindo o tempo de resposta em situações críticas. A chegada do CEOA/ SAAV/JF para atendimento nas macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro Sul é fruto de um esforço conjunto de várias instituições, entre elas, Ministério Público, CBMMG, CISDESTE, CISRU, Governo de Minas Gerais, Regionais de Saúde.

O terreno foi cedido pela Prefeitura de Juiz de Fora. O projeto foi elaborado pelo CBMMG. A obra tem valor estimado 4.000.000,00 (Quatro milhões). O recurso foi rateado pelos 198 municípios, no valor de R$ 1,53 por habitante. Em setembro de 2024, o CISDESTE conduziu o processo licitatório para contratação da construtora responsável pelas obras.
Ao todo, 11 empresas participaram, sendo declarada vencedora a RRC Construções e Incorporações Ltda., com sede em Juiz de Fora. A expectativa de conclusão da obra é de 8 a 12 meses. No entanto, assim que a aeronave chegar em Juiz de Fora, estará apta a entrar em operação, podendo acontecer antes do término das obras. Isso porque o Aeroclube de Juiz de Fora cedeu seu estabelecimento para ser sede provisória do CEOA/ SAAV/JF.
As instalações foram aprovadas em maio de 2024 pelo Batalhão de Operações

