A Polícia Militar de Meio Ambiente realizou uma operação de fiscalização contra a pesca ilegal e predatória em Minas Gerais na terça-feira, 12 de novembro. Durante o patrulhamento aquático no rio Paraíba do Sul, os militares encontraram 12 redes de emalhar armadas no leito da represa de Furnas em Chiador, MG, totalizando 1015 metros lineares e 2808,50 metros quadrados
Essas redes foram utilizadas para capturar peixes durante a época de piracema, que é o período de reprodução dos peixes. O proprietário das redes não foi localizado, pois se trata de uma modalidade de pesca de espera, onde o pescador arma as redes pela manhã e retorna ao fim da tarde ou no dia seguinte para recolher o pescado .
Continua após a publicidade
Materiais apreendidos :
DUAS REDES MEDINDO 60 X 3
CINCO REDES MEDINDO 90 X 3
UMA REDE MEDINDO 60 X 5
UMA REDE MEDINDO 18 X 3
UMA REDE MEDINDO 32 X 1
UMA REDE MEDINDO 20 X 3
UMA REDE MEDINDO 100 X 1,5
UMA REDE MEDINDO 50 X 2
UMA REDE MEDINDO 70 X 2
UMA REDE MEDINDO 10 X 3
UMA REDE MEDINDO 5 X 1,5
UMA REDE MEDINDO 30 X 2,5
UMA REDE MEDINDO 50 X 3
A operação é parte da “Operação Piracema”, que visa combater a pesca predatória e o comércio de espécies nativas sem comprovação de origem, em extinção ou abaixo do tamanho permitido .
Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Mar de Espanha. É importante lembrar que a pesca ilegal pode causar danos significativos ao ecossistema e à economia local, por isso é fundamental a colaboração da comunidade para combater essa prática .
Reportagem Portal RKF com informações e fotos da PMMAmb