O Aeroporto da Zona da Mata, principal opção de transporte aéreo para Juiz de Fora e região, foi eleito um dos onze mais sustentáveis do Brasil, conforme o ranking anual da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na Classe I
Com pontuação média de 70.61%, o Aeroporto recebeu selo do Programa “Aeroportos Sustentáveis” idealizado pela agência, se destacando em critérios como coleta seletiva, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, eficiência energética, gestão de recursos hídricos, emissão de gases do efeito estufa, comunicação com autoridades locais, entre outros.
Como primeiro aeroporto do Brasil a conquistar a Certificação LEED Gold, em 2021, um selo sustentável internacional, o empreendimento vem investindo em ações que possibilitem diminuir os impactos ambientais em suas edificações e operações.
Para Flávio Santos, superintendente do Aeroporto da Zona da Mata, o aumento da nota conquistada pelo empreendimento em 2023 reafirma o compromisso permanente da concessionária com as questões ambientais. “Recebemos com muita satisfação este reconhecimento da Anac pelas ações ambientais do Aeroporto. Este ano, tivemos um aumento de 56% na nota em relação a 2022, o que nos coloca entre os mais sustentáveis do Brasil na Classe I. Isso comprova nosso comprometimento com a melhoria contínua dos processos que reduzem os impactos ambientais no planeta”, afirma.
De acordo com Alexander Cerqueira, Diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, o nível Gold da Certificação LEED, conquistado pela concessionária em 2021, estava previsto pelo poder concedente apenas para o ano de 2030. “Em 2021, antecipamos investimentos que já nos garantiram este selo de importância internacional. Desde então, temos nos dedicado a aprimorar as iniciativas ambientalmente responsáveis no empreendimento. O aumento da nota apurada pela ANAC no último ano é um reflexo disso e comprova que estamos no caminho certo para um futuro mais sustentável”, pontua.
Continua após a publicidade
Investimentos em sustentabilidade
Dentre as adequações realizadas pelo Aeroporto, está a implementação de Projeto de Eficiência Energética com a substituição das lâmpadas por modelos LED. Além disso, todo o consumo de energia do empreendimento é proveniente de fontes renováveis, adquiridas através do Mercado Livre de Energia (ACL).
Outras ações incluem a otimização de iluminação e ventilação naturais, gestão de resíduos por meio da implantação de composteira elétrica, economia de 43% no consumo de água graças à substituição de equipamentos que permitem a rápida identificação de vazamentos, entre outras iniciativas.