A reportagem do Portal RKF esteve nesta quinta-feira, 14 de março, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico de São João Nepomuceno, buscando informações oficiais sobre várias postagens em redes sociais, principalmente em grupos de whatsapp na cidade, que viralizaram, dando conta de que a esposa do vice-prefeito de São João Nepomuceno estaria recebendo benefício através do CADASTRO ÚNICO.
Continua após a publicidade
A secretária Marcilene Bulla de Jesus Girardi, recebeu o jornalista Kadu Fontana e informou que no dia 31 de janeiro de 2024, o Ministério Público de Minas Gerais notificou a Secretaria, e deu prazo de 30 dias para que as informações sobre o tema fossem informadas.
Ainda segundo Marcilene, no dia 20 de fevereiro, a Secretaria respondeu o Ministério Público, informando que em 13 de maio de 2021, houve uma atualização do cadastro com lançamentos de valores para a beneficiária. A Gestão de Cadastro informou que ao consultar o SIBEC (Sistema de Benefícios ao Cidadão), verificou-se que não houve nenhum tipo de recebimento do benefício, por parte da cidadã citada, sendo este cancelado em 16 de dezembro de 2023 por ausência de saque.
Como se vê na justificativa acima, a Secretaria alega que em 16/12/2023, a ação foi cancelada por desatualização de cadastro e por reiterada ausência de saque, sendo os valores reembolsados ao Governo.
A secretária disse ainda que a usuária afirmou que não tinha ciência dos valores lançados como benefício, portanto, não havia como realizar nenhum saque e desconhecem também tanto ela como a Gestão de Cadastro, como o sistema gerou tais benefícios,
Marcilene disse que a usuária buscou tão somente o poder público para realizar seu cadastro no NIS (Número de Inscrição Social), que é direito de todo cidadão, não procedendo nenhum recebimento de benefício, tal como o Bolsa Família.
Reportagem Portal RKF