A nadadora super campeã, sanjoanense Herilene Freitas, de 80 anos, conquistou, na última quarta-feira 02 de agosto o título mundial de sua categoria, na Maratona Aquática, do Campeonato Mundial de Masters de Natação o World Aquatics Masters Championships, realizado em Kyushu, no Japão.
A atleta foi a grande vencedora da categoria de 80 a 84 anos feminino. Ela completou o percurso de 3 quilômetros em 1:33:53. Foram oito minutos de vantagem para a estadunidense Ellen Shockro, que completou a prova em 1:41:43. Herilene é sobrinha do saudoso ídolo do Botafogo FR do Rio de Janeiro e seleção brasileira Heleno de Freitas.
O Portal RKF conversou na manhã deste domingo 06/08 com Helenize de Freitas, irmã de Herilene, outra multicampeã no vôlei nacional com várias conquistas internacionais entre elas a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de 1967 no Brasil e o ouro na edição realizada na Venezuela em 1969.Possui dois bronzes em edições da Universíad de Verão, nos anos de 1970 e 1973.Representou o Brasil na edição do Campeonato Mundial de 1970 e em três edições dos Jogos Pan-Americanos consecutivamente: 1967, 1971 e 1975.
Helenize contou que a irmã, apesar de desembarcar e não ter tido tempo nem de se adaptar ao fuso horário, além da conquista em águas abertas, conquistou neste domingo mais uma medalha de bronze na modalidade piscina. O campeonato terminará dia 11 de agosto e o RKF trará uma reportagem atualizada sobre toda a participação da nadadora de São João Nepomuceno moradora em Niterói RJ.
Medalha de bronze conquistada neste domingo( a segunda na competição )
Para chegar à glória máxima, Herilene precisou passar por uma história de superação. Devido a um grave problema no ombro, a atleta estava treinando somente perna durante a maior parte do ano passado.
Ainda assim, compareceu a todas as competições organizadas pela Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN), participando não só de suas provas individuais, mas também de provas de revezamento.
No final do ano passado, depois de várias sessões de fisioterapia, Herilene voltou a nadar em nadar todas as provas individuais, estabelecendo 8 recordes brasileiros e 8 sul-americanos. Foram 9 competições que participou em 2022, entre elas o Pan-Americano Masters, onde conquistou 7 medalhas de ouro.
No ano de 2022 A ABMN, Associação brasileira Masters de Natação, faz pelo segundo ano a sua escolha dos Prêmios ABMN reconhecendo o melhores da temporada. Anton Karl Biedermann, categoria 95+, foi o vencedor do Destaque Masculino e Herilene Freitas, categoria 80+, levou o prêmio de Destaque Feminino. Herilene voltou a natação competitiva depois de alguns anos afastada e já com recordes sul-americanos além de ingressar no Top 10 da FINA.
Reportagem Kadu Fontana com informações da Folha do Leste