Juiz de Fora e região estão em alerta de baixa umidade do ar e risco de queimadas a partir desta quinta-feira (3) até o próximo sábado (5). Os valores previstos para as tardes estão entre 21% e 30%, segundo informação foi divulgada pela Defesa Civil.
De acordo com a corporação, os dados foram baseados nos sites oficiais (CPTEC/Inpe/Inmet) e, além dos riscos de queimadas urbanas e florestais, a queda ainda pode ser prejudicial para a saúde das pessoas, o que requer a tomada de cuidados.
O fenômeno, segundo a Defesa Civil, é originado pela intensificação da massa de ar seco e quente, que atua sobre grande parte da região Sudeste, e pode favorecer a ocorrência de baixa umidade relativa do ar durante o período do alerta.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices inferiores a 30% de umidade relativa não são adequados para a saúde humana, já que podem ocasionar desidratação.
Cuidados recomendados à população:
As temperaturas mínimas vão se manter estáveis, mas as máximas mudam ao longo da semana. Nesta quarta-feira (2) já há registro de aumento na temperatura, que se confirma como atípico na quinta (3) e sexta, quando os termômetros devem registrar ao menos 30 °C na maioria das cidades da Zona da Mata e algumas do Campo das Vertentes.
E nada de chuva, segundo o Inmet e Climatempo. Para os órgãos, uma massa de ar seco sobre as regiões mantém o tempo seco. É bom para quem não gosta daqueles dias mais fechados, mas a umidade do ar pode preocupar.
No início da semana, com temperaturas amenas, os índices da umidade do ar já apresentaram um valor bem abaixo do ideal, próximo de 30%. Mas na quinta e sexta o cenário é crítico, quando a mínima cai para 15%.
Em São João Nepomuceno a previsão é de que a umidade do ar fique fique em torno de 19% na quinta e na sexta
Fonte : G ! Zona da Mata